Documentário ‘Tsé’ mostra como polonesa fugiu do campo de extermínio

Documentário de Fábio Kow estreia dia 12 de setembro em sete estados do Brasil

Por: Redação

12 de setembro de 2019

Cinearte São Paulo: às 15h20 e às 21h50

Estação Net Botafogo: às 14h e às 19h45

Cine Joia Copacabana: às 16h20

Diversos valores - confira os sites de venda

No dia 12 de setembro, estreia o documentário “Tsé”, filme que narra a história da polonesa judia Tsecha Szpiegel, uma sobrevivente do Holocausto.

Neto de Tsecha Szpiegel, Fábio Krow, conta como sua avó sobreviveu ao Holocausto
Créditos: Divulgação
Neto de Tsecha Szpiegel, Fábio Krow, conta como sua avó sobreviveu ao Holocausto

SE LIGA SÓ: SP ganha complexo de cinema pra ninguém botar defeito!

Um pouco de história…

Szpiegel tinha 14 anos quando foi jogada por sua própria mãe de um trem que estava a caminho de um campo de extermínio de Sobibor, na Polônia, controlado pelos nazistas.

“Sei que queria viver”, conta Tsé no filme. Depois de várias fugas, ela finalmente chegou ao Brasil, onde construiu família ao lado de seu marido, Zeide – também refugiado.

CULTURA JUDAICA: MONUMENTO VIVO, CASA DO POVO É UM LUGAR ONDE LEMBRAR É AGIR

No documentário “Tsé”, a história trata de questões universais, como a intolerância, o amor à vida e a constante reinvenção através de depoimentos da polonesa e de seus descendentes, principalmente seu neto, Fábio Kow, diretor do filme.

Depoimentos, imagens reais da guerra, vídeos de arquivo de festas e encontros familiares, além de desenhos e pinturas, revelam a história dessa mulher que escolheu viver.

A proximidade narrativa e a abordagem feita em cima da judia fez com que o documentário “Tsé” fosse um dos vencedores da última edição do Doc Without Borders Film Festival.

  • Programe-se:

Em São Paulo, a produção é exibida no Cinearte, às 15h20 e às 21h50, com ingressos por no máximo R$ 32. Em terras cariocas, o Cine Joia Copacabana e a Estação Net Botafogo exibem “Tsé” às 16h20, às 14h e às 19h45, respectivamente – os ingressos custam até R$ 34,20.

Além de SP e RJ, também rolam exibições em Brasília, Curitiba, Tocantins, Porto Alegre e Salvador.

Mais uma superdica pra você:

Os paulistanos apaixonados por fotografia já têm um espaço cultural para chamar de seu! Conheça o Instituto Moreira Salles.