Vila Itororó tem shows de música instrumental GRATUITA aos domingos

Apresentações acontecem em junho e julho com grupos Otis Trio e 4 de Paus

Até 28 de julho de 2019

Domingo

Às 13h

Grátis

Ali, no coração da Bela Vista, na altura do 238 da Rua Pedroso, está uma vila esquecida no tempo, a Vila Itororó, que, a partir de junho, recebe o projeto Domingo na Vila com apresentações gratuitas de shows instrumentais aos domingos.

A Vila Itororó é um conjunto arquitetônico idealizado por Francisco de Castro, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer
Créditos: Nelson Kon
A Vila Itororó é um conjunto arquitetônico idealizado por Francisco de Castro, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer

Um passeio por lá é uma volta no tempo, com direito a descobrir e explorar vários detalhes da história de São Paulo. A vila foi construída entre 1922 e 1929 e é composta por um palacete e 37 casas que foram feitas sem um estilo arquitetônico definido pois a proposta era “de ocupação do espaço público pela comunidade”.

E nada mais comunitário que eventos gratuitos para todo mundo, né?

A CASA DO POVO TAMBÉM RECEBE DIVERSAS ATIVIDADES PARA A COMUNIDADE

Em junho, o espaço recebe shows do Otis Trio e Caverna Guitar Trio. O Otis Trio, formado no ABC Paulista, é inspirado nos estilos de jazz free, bebop e europeu. O show ocorre nos dias 16 de junho e 21 de julho. Já o Caverna Guitar Trio, com apresentações nos dias 23 de junho e 28 de julho, toca diversas vertentes da música experimental.

No dia 2 de julho, é a vez do quarteto 4 de Paus, com versões instrumentais de sucessos que vão dos anos 1970 até os dias de hoje. O repertório traz músicas da banda Queen e de Amy Winehouse, entre outras, tocadas ao violino, viola e violoncelo. No dia 9 de julho, se apresenta a banda O Jazz Não Morde, que transita por diversas vertentes desse gênero musical.

Uma atração culinária gratuita também é oferecida aos domingos. Pra ninguém ficar com fome, a chef Marieta Diniz ensina a preparar diversos pratos com produtos da estação. Os interessados devem levar seus ingredientes – tudo comunitário, lembra?

Todas as apresentações do projeto musical da Vila Itororó acontecem aos domingos, até 28 de julho, sempre às 13h. A entrada é gratuita.

Festa Junina da Vila Itororó

No dia 30 de junho, é realizada uma grande festa junina que conta, entre as atrações, apresentação musical com o Forró do Assaré, grupo formado por Kadu Ayala e Banda Balaio de Gato que apresentam um repertório recheado de canções clássicas do forró pé de serra. De Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Gilberto Gil, Trio Nordestino passando pelas tradicionais canções de quadrilha para todos curtirem uma festa de São João na Vila Itororó.

ANARRIÊ! CONFIRA AS MELHORES FESTAS JUNINAS QUE ACONTECEM EM SÃO PAULO

Forró de Assaré é a banda convidada para tocar na Festa Junina da Vila Itororó, no dia 30 de junho
Créditos: divulgação
Forró de Assaré é a banda convidada para tocar na Festa Junina da Vila Itororó, no dia 30 de junho

Além disso, no dia rola uma aula de culinária típica. Na oficina gastronômica, são elaborados pratos típicos dos festejos de junho, usando a sazonalidade da época e servidas comidas típicas.

A festa acontece a partir das 17h e a entrada é gratuita também.

Confira a programação completa do Domingo na Vila

  • Otis Trio

Formado em 2007, no ABC Paulista, o Otis Trio tem como inspiração o free jazz, bebop, jazz europeu e experimentalismos. Traz, além de um espírito contemporâneo, uma atitude musical para o cenário da cultura independente e uma nova cara para a cena instrumental brasileira. No início, era para ser apenas um grupo de estudo de algumas composições de jazz, mas o vigor autoral do grupo deu voz às primeiras ideias musicais da banda.

Quando: 16/06
Horário: 13h

  • Caverna Guitar Trio

O projeto consiste em uma série de apresentações musicais na Vila Itororó, resgatando o cenário da música instrumental em diversas vertentes, ressaltando a música brasileira.

Quando: 23/06
Horário: 13h

  • Quarteto 4 de Paus

O Quarteto 4 de Paus é uma idealização de Luiz Gustavo “Buda” Nascimento, que a partir das atuações musicais que realizou com artistas de renome como Criolo, Tulipa Ruiz, Leo Cavalcanti, Will Holland, dentre outros, embarcou na aventura de escrever repertórios populares para poder atuar dentro desse universo com seu instrumento, o violino. Junto com Fábio Silva (violino), Renato Rossi (viola) e Leandro Tenorio (violoncelo) foi elaborada uma lista de músicas que vão dos anos 70 até os dias de hoje, abrangendo diversos estilos desde ícones consagrados como The Doors, Joan Jett, Amy Winehouse, Beatles, Queen, até séries atuais como Game of Thrones e Stranger Things.

Quando: 07/07
Horário: 13h

  • Jazz não morde

O Jazz Não Morde resgata a sonoridade da música americana do início do séc XX e da cultura musical de New Orleans, trazendo em seu repertório rearranjos dentro do universo do Traditional Jazz, Dixieland, Swing Jazz e Blues. Improvisos conduzem cada apresentação de forma única mantendo uma atmosfera dinâmica e divertida na execução do jazz na sua forma mais popular. O trio é formado por Rodrigo Borghi (Voz, Banjo e Violão), Chico Toledo (Trompete e Voz) e Denizard Basílio (Saxofone Tenor).

Quando: 14/07
Horário: 13h

  • Otis Trio

Formado em 2007, no ABC Paulista, a banda Otis Trio inspirada pelo free jazz, be-bop, jazz europeu e experimentalismos, traz além de um espírito contemporâneo, uma atitude musical para o cenário da cultura independente e uma nova cara para a cena instrumental brasileira. No início era para ser apenas um grupo de estudo de algumas composições de jazz, mas o vigor autoral do grupo deu voz as primeiras ideias musicais da banda.

Quando: 21/07
Horário: 13h

  • Caverna Guitar Trio

O projeto consiste em uma série de apresentações musicais na Vila Itororó, resgatando o cenário da música instrumental em diversas vertentes, livre para todos os públicos, aproximando o público da música instrumental popular, ressaltando a linguagem da música brasileira.

Quando: 28/07
Horário: 13h

Onde ouvir jazz em São Paulo? A gente conta pra você!

Se o seu coração bate mais forte toda vez que o piano começa a tocar, sua pele fica arrepiada só de ouvir as notas do sax e do trompete e tudo fica em paz ao som do contrabaixo acústico, então você definitivamente precisa ver essa lista com vários lugares para ouvir jazz em SP