CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

ADIADO: Todo domingo tem show grátis no charmoso CCBB SP ❤

Considerando o cenário de combate ao COVID-19, o CCBB estará fechado ao público por tempo indeterminado. Leia o comunicado oficial:

Por: Redação

“O prédio do CCBB São Paulo está temporariamente fechado para prevenir a propagação do coronavírus.
Enquanto o dia da sua visita presencial não chega, você pode acessar os conteúdos que vamos disponibilizar nas redes sociais sobre arte e cultura, incluindo imagens exclusivas da exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”.

A primeira dica é:

Fazer um passeio virtual pelos andares do prédio histórico no Google Arts & Culture! Vale conferir os detalhes do vitral no 4° andar e imaginar o espaço quando foi agência do Banco do Brasil 💛”

Clique aqui e confira o comunicado oficial.

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) recebe semanalmente um show gratuito para chamar de seu na programação do projeto “Domingos Musicais no CCBB“.

Ao todo, são 16 apresentações de grupos musicais que representam gêneros como folk, jazz, música francesa, samba, forró, frevo e pop, com direito a releitura dos grandes sucessos dos Beatles.

CCBB recebe show gratuito todo domingo com o projeto domingos musicais
Crédito: DivulgaçãoO projeto ‘Domingos Musicais no CCBB’ leva música de graça e ao ar livre para a esquina das ruas da Quitanda e Álvares Penteado

Dia 9 de fevereiro, às 16h30 o clima de Carnaval é quem toma conta do “Domingos Musicais” em um palco montado na esquina das ruas da Quitanda e Álvares Penteado, em frente ao CCBB, com o grupo No Fervo do Frevo.

O projeto No Fervo do Frevo surgiu como uma alternativa de banda de Carnaval, com um repertório diferenciado das tão conhecidas marchinhas.

No show, o grupo apresenta composições do frevo pernambucano tão contagiantes quarto as marchinhas, com grande parte do repertório desconhecido pelo grande público.

Embora o repertório traga sucessos nacionais como “Banho de Cheiro” e “Atrás do Trio Elétrico”, muitas pérolas de compositores como Capiba e Carlos Fernando ficam restritas ao público nordestino, não chegando ao sul do Brasil.

show grauito no ccbb com no fervo do frevo
Crédito: Maína AbovskyApesar de clássicos pernambucanos, o compositor, pianista e arranjador Rogério Rochlitz, do No Fervo do Frevo decidiu montar uma banda que tocasse um repertório de frevos que ao mesmo tempo desse lugar a músicas menos conhecidas

Desta maneira, o compositor, pianista e arranjador Rogério Rochlitz decidiu montar uma banda que tocasse um repertório de frevos que ao mesmo tempo desse lugar a músicas menos conhecidas e também tocasse os grandes sucessos.

Os músicos Andrea Rodeguero (voz) Felipe Pipeta (trompete), João Poleto (sax tenor), Igor Thomaz (trombone), Gileno Foinquinos (guitarra) Meno del Picchia (baixo), Adriano Busko (bateria) e Rodrigo Pirituba (percussão) completam a formação do show gratuito no CCBB.

Sob curadoria do produtor cultural Hamilton Feltrin, o projeto prossegue até o dia 22 de março, com shows dos grupos Café com Raiz, Jazz Brothers, além de uma nova apresentação do No Fervo do Frevo, no dia 15 de março.

As outras bandas do Domingos Musicais no CCBB se apresentam nos dias 9 e 22 de março, sempre às 16h30. No dia 9, é o Café com Raiz que agita o público em frente ao CCBB.

café raíz show gratuito no ccbb
Crédito: DivulgaçãoO grupo Café Raiz volta com os shows domincais do CCBB após o hiato do Carnaval

O grupo reverencia duas grandes riquezas nacionais: o café e o samba, reconhecidos mundialmente por seu inestimado valor, presente em todos ambientes e motivo de orgulho nacional.

Com repertório voltado ao samba raiz e suas variadas vertentes, unindo o clássico ao contemporâneo, o grupo leva uma formação inusitada misturando elementos do Sambajazz como o piano (elétrico ou acústico), bateria e contrabaixo acústico, com elementos tradicionais do samba de roda: percussões afro-samba e cavaco.

A mistura ficou temperadíssima e a proposta é levar o samba e a alegria de ser brasileiro a todos os ambientes. Entre as canções que serão apresentadas estão composições como Brasil Pandeiro (Novos Baianos), Com Que Roupa (Noel Rosa), Brasileirinho (Waldir Azevedo), Trem das Onze e Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa), entre outras.

Já no dia 22, é a vez do Jazz Brothers, banda inspirada no som feito nas ruas de Nova Orleans (EUA). O grupo se apresenta no show gratuito do CCBB com saxofone, trompete e instrumentos não muito familiares ao brasileiro. Um deles é o “washboard”, uma tábua de lavar roupa tocada com dedal de costureira. O banjo é outro.

No repertório, o grupo apresenta clássicos do gênero como Corrine Corrina, Indiana, I Found new baby, Jingle Bells, Girl of my Dreams, Georgia on My Mind, entre outros.

jazz brothers show gratuito no ccbb
Crédito: DivulgaçãoFormada por Eloy Porto (trombone), Donizete Castanho (sax), Eli Santos (trompete), Ricardo Oliveira (‘washboard’), Junior Dimacchio (banjo) e Frank Junior (tuba), a Jazz Brothers mantém o estilo baseado nos antigos grupos musicais de Nova Orleans do início do século

Formada por Eloy Porto (trombone), Donizete Castanho (sax), Eli Santos (trompete), Ricardo Oliveira (‘washboard’), Junior  Dimacchio (banjo) e Frank Junior (tuba), a Jazz Brothers mantém o estilo baseado nos antigos grupos musicais de Nova Orleans do início do século, as street bands, que se apresentavam andando pelas ruas estreitas do berço do jazz.

Tá bem legal a programação do “Domingos Musicais”, né? Fica ligado e anota na sua agenda, então! ;)

Quer mais programação em São Paulo? ‘xá com nóis: 

1
5 blocos incríveis para curtir o Carnaval de rua no Rio
Carnaval está aí e é chegada a hora da gente decidir quais blocos nós vamos arrasar as nossas fantasias, confetes, …
2
5 blocos incríveis para curtir o carnaval de rua de SP
O Carnaval está aí! É chegada a hora de escolher os blocos para arrasar na passarela das ruas, ostentando fantasias, …
3
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
4
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
5
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
6
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não?Colaí …
7
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada!Colaí que eu tenho as …
8
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …