Dona Ruth: Festival de Teatro Negro tem programação online lindona

Teatro, dança, música, bate-papos e muita poesia ampliam a discussão sobre a questão da representatividade nas artes! Só vem conosco:

Por: Redação

Até 31 de outubro de 2021

Todos os dias

Diversos horários (confira a programação)

A terceira edição do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro celebra o centenário da inesquecível Ruth de Souza (1921-2019), a primeira atriz negra a conquistar uma enorme projeção na dramaturgia brasileira. E, para exaltar esse importante legado, a mostra conta com uma programação online e gratuita, com espetáculos, performances, oficinas, shows e giras de conversa.

Animou? Você pode conferir tudo isso entre os dias 20 e 31 de outubro, nos canais digitais do Itaú Cultural, Sesc, das Oficinas Culturais e de outras instituições parceiras do evento. Para conferir todas as atrações, reservar ingressos e ter acesso aos links de cada atividade, basta acessar este site aqui.

O Dona Ruth: Festival de Teatro Negro está recheado de artistas incríveis!
Créditos: Cena de Póhutine: Debora Crisontomo | cena de "P E Ç A": Martha Buzin | Anelis Assumpção: Roncca | Elisa Lucinda: divulgação - site oficial do Festival Dona Ruth
O Dona Ruth: Festival de Teatro Negro está recheado de artistas incríveis!

Logo na abertura do festival, no dia 20, às 20h, você assiste aqui à performance gravada “Centelhas de Ruth de Souza”, na qual a poeta Luz Ribeiro traduz em versos e rimas a importância de Dona Ruth para toda uma geração de artistas mulheres pretas.

Em seguida, a cantora e compositora Anelis Assumpção apresenta a live “Itamares”, na qual ela presta uma bela homenagem ao próprio pai, o eterno Itamar Assumpção (1949-2003). Ela sobe ao palco ao lado do cantor Saulo Duarte e do instrumentista Edy Trombone.

A escritora e atriz carioca Elisa Lucinda também faz um belo tributo à matriarca do evento em “Eu, Ruth de Souza”, que destaca alguns fatos e momentos importantes na trajetória da homenageada, como o fato de ela ter sido a primeira atriz negra a pisar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O espetáculo pode ser conferido no dia 25 de outubro, às 20h, neste link aqui.

Outra atração é a performance “P E Ç A”, da artista gaúcha Rosa Lende, que pode ser conferida no Zoom (reserve seu ingresso aqui), no dia 21, à 20h. O trabalho questiona a expectativa cultura lançada sobre o corpo, a subjetividade e a liberdade da mulher negra na arte.

“Póhutine – únicos”, de Naine Terena e Niara Terena, faz uma crítica a pessoas e situações que tentam ofuscar o dia, a vida e a existência de outras. O espetáculo, que pode ser conferido no dia 23, às 20h, via Zoom (reserve seu ingresso aqui), traz relatos sobre o cotidiano das populações afro-indigenas.

O Dona Ruth: Festival de Teatro Negro ainda tem giras de conversas com todas(os) as(os) talentosas(os) artistas que participam do evento, além de algumas oficinas/vivências imperdíveis!

Que programação, hein? Clique aqui para conferir tudo o que rola no Dona Ruth: Festival de Teatro Negro

Tem muitos outros rolês incríveis na nossa Agenda: