Encontro em São Paulo une literatura e degustação de cachaça

Evento acontece no Outras Palavras e faz parte do “6º Encontro de Literatura Brasileira & Cachaça"

22 de julho de 2018

16h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

R$ 88

Que tal debater literatura degustando algumas cachaças? Usando como disparador a peça “A Revolta da Cachaça” (1982), no dia 22 de julho, no Outras Palavras, em São Paulo, às 16h, acontece o “6º Encontro de Literatura Brasileira & Cachaça: Antonio Callado”. Para participar, é preciso se inscrever no site. O valor é R$ 88.

Usando como disparador a peça “A Revolta da Cachaça”, o encontro acontece no Outras Palavras
Créditos: iStock/Giselleflissak
Usando como disparador a peça “A Revolta da Cachaça”, o encontro acontece no Outras Palavras

A obra “A Revolta da Cachaça” integra um ciclo conhecido como Teatro Negro, que estimulou a discussão sobre o lugar do artista negro no teatro nacional. No texto, a aguardente brasileira está no centro da cena e é usada para abordar uma temática histórica, evocando a insurreição que no século 17 opôs senhores de engenho da Baía de Guanabara e a coroa portuguesa.

Os textos “Pedro Mico” (1957), “O tesouro de Chica da Silva” (1962) e “Uma rede para Iemanjá” (1983) também compõem o ciclo do Teatro Negro. Todos eles serão lidos e debatidos durante no dia 22 de julho.

Além de entender as relações dos textos de Antonio Callado (1917-1997) com a história do Brasil, os participantes poderão degustar cachaças do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros.

Antonio Callado foi um importante romancista, jornalista, biógrafo e dramaturgo brasileiro
Créditos: Reprodução do curta "Callado"
Antonio Callado foi um importante romancista, jornalista, biógrafo e dramaturgo brasileiro

Quem conduz as atividades é o escritor Maurício Ayer, que também é doutor e pós-doutor em literatura pela USP e a Universidade de Paris 8. Além de pertencer ao mundo das palavras, ele é sommelier de cachaça e autor do blog Molhando a Palavra: cachaça e literatura.

Em 2017, para celebrar o centenário de Antonio Callado, foi lançado o documentário “Callado”, com direção de Emília Silveira.