Escolha profissional: 4 critérios para guiar a sua decisão

Por: Catraca Livre Comunicar erro

Nas últimas semanas, com a divulgação dos resultados do ENEM, SISU e Prouni, muitos jovens enfrentaram a tão temida escolha profissional. Esse processo, em maior ou em menor grau, acaba sendo dolorido porque contempla uma responsabilidade e um “abrir mão” de tantas outras opções. Dizer sim para a carreira “X” e não para todas as demais fica ainda mais complicado quando estamos diante de um leque com mais de 1.233 cursos de graduação para escolher, segundo o último Censo do Ensino Superior divulgado pelo INEP.

Justamente por entender o quanto esse processo é angustiante, separamos alguns critérios que irão ajudá-lo a tornar essa decisão mais consciente e assertiva:

1- História de vida: o que você viveu até o momento pode contar mais sobre o seu futuro do que imagina. Procure resgatar lembranças da sua infância, dos tempos de escola e da convivência em família. Caso não se lembre, peça aos seus familiares que contem sobre o seu desempenho escolar e sobre as brincadeiras de que mais gostava. Essas recordações irão te ajudar a entender quais foram os momentos mais marcantes para a construção da sua essência e vão dar pistas sobre suas preferências e aptidões. Uma criança, por exemplo, que gosta de contar histórias ou que desmonta os objetos só pela curiosidade de entender como eles funcionam por dentro, poderá ter afinidade com jornalismo quando crescer.

2- Objetivos: o que você pretender ser? Aonde quer chegar? Como imagina a sua vida daqui a alguns anos? Quais são seus valores fundamentais? Do que não abre mão? Depois de responder a essas perguntas, avalie se as escolhas que já fez e as que irá fazer estão alinhadas com o que você acredita e se irão deixá-lo mais próximo de seus objetivos.

3- Competências: apenas conhecimentos técnicos não são suficientes para garantir sucesso profissional. É preciso olhar também para aspectos comportamentais. Conceitualmente, competência é a forma como você integra conhecimentos, habilidades e atitudes diante de uma situação. É possível desenvolver, aprender e treinar determinadas competências, mas tudo fica mais fácil quando o foco é o seu talento e não a sua fragilidade. Então, ao optar por uma determinada carreira procure conhecer as atividades rotineiras dos profissionais daquela área, os conhecimentos técnicos necessários e também os comportamentos indispensáveis para fazer aquilo com prazer.

4- Mercado de Trabalho: após avaliar sua história, seus objetivos e suas competências, olhe para o mercado de trabalho. Analise seu funcionamento e as opções que ele apresenta. Mesmo tendo definido um foco, o mercado pode lhe oferecer uma série de cursos e áreas diferentes para seguir. Faça a sua aposta e dedique-se a ela.

Agora com esse material em mãos e os tópicos que falamos na cabeça, você tem bons instrumentos para refletir e começar a construir a sua carreira.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:47
Festivais de música com desconto de até 50%? Aqui têm, bebê!
O calor está começando a dar as caras e por aqui, nós já começamos a nos empolgar com a temporada …
2
04:38
Batman 80: a maior exposição sobre o homem-morcego!
Em celebração aos 80 anos do Homem-Morcego, o Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo, recebe “Batman …
3
03:36
Saiba mais sobre os Izakayas, os botecos japoneses da Liberdade!
Comidinhas japonesas + drinques geladinhos: essa é a proposta dos izakayas, os famosos bares e botecos orientais! E se tem …
4
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
5
02:47
Rolê clássico e barato na capital? Conheça a Sala São Paulo!
Quem disse que sai muito caro para curtir música clássica ao vivo ou ouvir de perto um concerto deslumbrante? A …
6
03:00
Casa das Rosas: uma viagem no tempo na Avenida Paulista
Tem um cantinho histórico na Avenida Paulista, que é uma verdadeira viagem no tempo. Além de ser uma das construções mais …
7
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
8
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …