Espetáculo conta infância de Frida Kahlo para crianças

Intitulada de 'Pequena Magdalena', a peça se inspira na infância de Frida e suscita questões contemporâneas que fazem parte da formação das crianças

Por: Redação Comunicar erro
Até
02
de junho 2019
Domingo
Às 14h

O Sesc Santana apresenta o espetáculo infantil “Pequena Magdalena”, inspirado na figura da pintora mexicana Frida Kahlo, em que a personagem central Magdalena Carmem Frida Kahlo Y Calderon, nascida e criada no México, tem a difícil tarefa de salvar o Día de Los Muertos depois de causar um enorme acidente.

peça pequena magdalena inspirada em frida kahlo
Crédito: Heloisa BortzIntitulada de ‘Pequena Magdalena’, a peça inspirada na infância de Frida Kahlo suscita questões contemporâneas que fazem parte da formação das crianças

Na história, Magdalena é um menina que traz em uma de suas pernas as marcas de uma doença. Por conta disso, sofre com brincadeiras de mau gosto e com a solidão; mas não deixa de ser uma criança espevitada e ativa.

Às vésperas do Día de Los Muertos, uma animada festa do México, a arredia e arisca Magdalena se envolve em uma grande confusão e corre o risco de arruinar a mais tradicional festa de seu país. Para salvar a festividade, ela conta com a ajuda de Miguel, um menino que é conhecido por todos pelo seu jeitão diferente e hábitos peculiares, como o de caçar morcegos e aranhas; por exemplo.

Miguel é filho de Dona Consuelo, a zeladora do cemitério, e por isso mora lá. Magdalena também possui suas diferenças. Traz consigo, em sua perna direita, as marcas de uma doença que teve aos seis anos; doença essa que a obriga a se superar e a manter hábitos bem diferentes de outras meninas de sua idade e época, como andar de bicicleta, lutar boxe, jogar futebol etc.

peça pequena magdalena inspirada em frida kahlo
Crédito: Heloisa BortzNa história, que se passa na véspera do Día de Los Muertos (uma importante celebração mexicana que acontece no dia 2 de novembro e corresponde ao Dia de Finados no Brasil), Magdalena (Frida) tem a difícil tarefa de salvar a festividade depois de causar um enorme acidente

O acidente causado por Magdalena põe em risco uma parte importante de um ritual que consiste em preparar a entrada dos parente e amigos que já se foram ao mundo dos vivos; e sem isso a festa mais tradicional e conhecida do México não poderia acontecer naquele cemitério!

O espetáculo infantil é encenado no teatro do Sesc Santana aos domingos, entre os dias 12 de maio e 2 de junho, sempre às 14h. Os ingressos custam até R$ 12 e podem ser comprados pelo site do Sesc.