Espetáculo “Contos Negreiros do Brasil” ganha versão online

Com texto de Marcelino Freire e direção de Fernando Philbert, peça apresenta cenas inéditas!

Até 30 de novembro de 2020

Segunda

21h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a peça Contos Negreiros do Brasil”, com texto de Marcelino Freire e direção de Fernando Philbert, realiza apresentações online até o dia 30 de novembro. As sessões são sempre às segundas-feiras, às 21h.

“Contos Negreiros do Brasil” faz apresentações online todas às segundas, até 30 de novembro
Créditos: Letícia Godoy/ divulgação
“Contos Negreiros do Brasil” faz apresentações online todas às segundas, até 30 de novembro

Os ingressos, que custam a partir de R$ 15, devem ser comprados neste link. A transmissão acontece pelo Zoom. Atenção: para quem já assistiu a versão presencial da peça, uma novidade: as lives contém cenas inéditas!

Trata-se de um espetáculo documentário sobre a condição real e atual das negras e dos negros no país. Os atores interpretam os personagens do livro “Contos Negreiros”, escrito por Marcelino em 2005. Essas figuras veem as cenas por meio das estatísticas apresentadas pelo sociólogo e filósofo Rodrigo França.

Dessa forma, o público é levado a presentificar os índices estatísticos, contextualizados com cenas que reproduzem dores, paixões, medos, alegrias e angústias.

Além disso, o trabalho homenageia alguns negros e negras que marcaram história, mas foram esquecidos ou embranquecidos, como Machado de Assis, André Rebouças, Carolina Maria de Jesus, Virgínia Bicudo e Lima Barreto. No elenco estão Rodrigo França, Aline Borges, Marcelo Dias, Mery Delmond, Milton Filho e Valéria Monã.

Espetáculo celebra o mês da Consciência Negra
Créditos: Letícia Godoy/ divulgação
Espetáculo celebra o mês da Consciência Negra

A trilha sonora é composta por cânticos milenares da cultura Iorubá, vinda da cultura africana. Quem assina a direção musical é Maíra Freitas.

Realizado pela Diverso Cultura e Desenvolvimento em parceria com a Caboclas Produções, “Contos Negreiros do Brasil” estreou em 2017 no Sesc Copacabana (RJ), e coleciona mais de 60 mil espectadores em diversas apresentações pelo Brasil. Recentemente, aconteceu uma performance em Cabo Verde (África).

Quer mais dicas para celebrar o Mês da Consciência Negra em grande estilo? Então veja: