Imagem do Topo

Espetáculo de dança une luz, movimento do corpo e movimento de câmera

'Plano Sequência / Take 2' leva à cena oito intérpretes que dançam, filmam, operam equipamentos durante espetáculo

Por: Redação | Comunicar erro
Até
28
de julho 2019
Sexta - Sábado - Domingo
Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h

A Jorge Garcia Companhia de Dança apresenta a versão caixa-preta de “Plano Sequência / Take 2”, espetáculo de dança originalmente criado para espaços alternativos com grande circulação de pessoas.

Denominada coreocinegrafia – termo criado pela companhia para designar uma ação que se situa na intersecção entre ato, performance, espetáculo de dança e gravação de um filme –  “Plano Sequência / Take 2” traz à cena oito intérpretes que dançam, filmam, operam equipamentos e apoiam-se mutuamente na construção do acontecimento.

O público pode assistir, em tempo real, a gravação de um filme em plano sequência (sem cortes), cujas cenas, baseadas em coreografias, jogos cênicos e improvisações orientadas, se encadeiam fluidamente.

Ao desvincular o trabalho de um contexto site-specific, deslocando-se num ambiente único e controlado, a companhia busca aprofundar as relações entre luz, movimento do corpo e movimento de câmera e propor novas possibilidades de observação das ações que se desenrolam.

AO SOM DE RAUL SEIXAS, ESPETÁCULO CONTA LENDA DE REI ARTHUR

cena do espetáculo de dança plano sequencia da companhia jorge garcia
Crédito: Leandro MoraesAs apresentações integram projeto contemplado pela 25a edição do Programa Municipal de Fomento à Dança

Se antes, a arquitetura, as linhas de força do espaço e o trânsito do público eram partes essenciais da dramaturgia, na adaptação “Plano Sequência / Caixa-Preta”, o isolamento dos agentes que produzem esse acontecimento permite uma visão mais acurada de determinadas relações e procedimentos do trabalho.

Por “Plano Sequência / Take 2”, a Jorge Garcia Companhia de Dança recebeu o Prêmio Denilto Gomes de Dança, e indicação ao Prêmio Governador do Estado de melhor coreografia de 2017.

cena do espetáculo de dança plano sequencia da companhia jorge garcia
Crédito: Leandro MoraesEm apresentações anteriores, o espetáculo de dança era feito no meio da rua

As apresentações acontecem nos fins de semana dos dias 19, 20 e 21 de julho e 26, 27 e 28 de julho. A Galeria Olido (Av. São João, 473 – República) recebe as apresentações no primeiro fim de semana e o espaço Capital 35 (R. Capital Federal, 35 – Sumaré), no segundo.

As sessões acontecem às 20h, nas sextas e sábados, e às 19h, aos domingos. Todas têm entrada gratuita.

Curte uns rolês cult?

Exposição inédita da Björk mistura arte e tecnologia no MIS, confira os detalhes da mostra aqui.