Espetáculo grátis no SESI-SP mistura teatro, cinema e quadrinhos

Com texto dos premiados quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, peça proporciona ao público a sensação de assistir a uma animação em 3D

Até 16 de dezembro de 2018

Domingo - Quinta - Sexta - Sábado

De quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h

Grátis

Imagine um mundo devastado por guerras e habitado por dois grupos antagônicos. Um prega a paz e pratica kung fu e outro age por meio da brutalidade e do medo. Este é o ponto de partida de “Os 3 Mundos”, espetáculo dirigido por Nelson Baskerville, escrito pelos premiados gêmeos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá e idealizado pela atriz Paula Picarelli. A peça, que estrearia no dia 26 de agosto, foi adiada para o dia 2 de setembro.

A temporada no teatro do SESI-SP vai até 16 de dezembro e tem entrada gratuita, com sessões de quinta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h. Para garantir a entrada, é preciso fazer a reserva online.

Para criar um ambiente futurista, o cenário é totalmente digital e a construção cênica mescla teatro, cinema, quadrinhos e kung fu. Com exceção de alguns acessórios carregados pelos personagens e uma plataforma, os elementos cênicos são projetados em duas telas dispostas no palco, transformando o espetáculo em uma espécie de animação em 3D.

O quadrinista Guazelli fez as ilustrações que foram animadas pelo Estúdio BijaRi, o que completa a fusão entre HQ, teatro e cinema. Todas as projeções acontecem em tempo real, para garantir a sincronia dos movimentos com a ação dos atores.

O espetáculo também está repleto de referências à cultura pop, como a cidade expressionista de “Metrópolis”, filme de 1927 dirigido por Fritz Lang, e o clima sombrio da HQ “Maus”, de Art Spiegelman, cuja história acontece durante a Segunda Guerra e retrata judeus como ratos e nazistas como gatos.

Para os figurinos e movimentos de kung fu, a inspiração surgiu dos filmes estrelados por Bruce Lee. Em cena, Paula Picarelli, Thiago Amaral, Tamirys Ohanna, João Paulo Bienemann, Alice Cervera, Artur Volpi, Rafael Érnica e Luciene Bafa dão vida a esse universo distópico.

Em relação ao terceiro mundo mencionado no título do espetáculo, Paula Picarelli acredita que cabe ao espectador refletir sobre as ações dos seres humanos na Terra até agora.

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.