Espetáculo ‘Mulheres Brincantes’ estreia na Casa Moringa

Por: Catraca Livre

É inquestionável a presença da mulher como agente mantenedora das tradições culturais brasileiras. Para revelar essa força ancestral da arte, seus mitos e rituais, o grupo Casa Moringa estreia em junho seu novo espetáculo: Mulheres Brincantes. Com direção teatral de José Regino, a montagem é inspirada na tradição feminina de se contar histórias, dançar e cantar em roda. A estreia é nos dias 14 e 15 de junho, às 20h, no Teatro da Praça de Taguatinga, com entrada Catraca Livre.

O espetáculo reúne quatro histórias inspiradas em personagens e mestras da cultura popular. Revela como a mulher, mesmo num contexto patriarcal, tem o poder de se reiventar através da arte. A partir desses exemplos, busca reverenciar o papel da mulher, mãe, negra e de classe trabalhadora dentro das manifestações tradicionais. A montagem trabalha a reconstrução de arquetípos criados sobre o feminino e abre a discussão sobre algumas feridas sociais ligadas a questões de gênero dentro e fora da tradição.

 
Créditos: Nara Oliveira
 

Para a concepção da peça, a Casa Moringa foi investigar nas bases do teatro popular e nos rituais de contação de histórias uma forma de trabalhar a música, a oralidade e a dança como linguagens cênicas. Esses elementos são brincados em cena dialogando com tendências contemporâneas do teatro. A peça tem trilha sonora original e também releituras, com direção musical de Daniel Carvalho.

Até agosto, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), o espetáculo Mulheres Brincantes segue em circulação por Taguatinga, Ceilândia, Gama e Brasília. Depois, se expande para outras cidades.

Mais informações estão disponíveis em http://casamoringa.com.br/.