Espetáculo ‘ReverberÁfrica’ reforça elo afetivo entre Brasil e África

Espetáculo de dança contemporânea mescla as memórias sonoras e gestuais dos intérpretes-criadores com o potente som do tambor e do violão

Nos dias

21/04 - 23/04
24/04 - 25/04 - 28/04 - 30/04

2021

Dias 21, 23 e 24/4, às 21h
Dias 25, 28 e 30/4, às 18h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Que África reverbera em você? Para responder a essa pergunta, a Cia. Repentistas do Corpo criou o espetáculo online “ReverberÁfrica”,  que mescla dança contemporânea, música, poesia e videoarte.

“ReverberÁfrica” mistura linguagens para reforçar elo entre Brasil e África
Créditos: Divulgação
“ReverberÁfrica” mistura linguagens para reforçar elo entre Brasil e África

O elo afetivo entre os territórios foi estabelecido a partir de uma pesquisa nas próprias memórias do grupo, recuperando as sonoridades e os gestos que habitam o universo particular de cada intérprete-criador, independentemente da cor da pele e seus matizes. A ideia é mostrar como a brasilidade está intimamente ligada à matriz africana.

O resultado pode ser visto gratuitamente nos dias 21, 23 e 24 de abril, às 21h; e 25, 28 e 30 de abril, às 18h, pelo YouTube @Repentistasdocorpo.

A trilha sonora é norteada pelo tambor, simbolizando as batidas do coração da Mãe África, e o violão poderoso do compositor Cesar Assolant – tudo remetendo aos elementos da natureza. Já os figurinos de Lu Grecco revisitam de maneira contemporânea essa relação entre as diferentes nações.

Temporada online acontece no mês de abril pelo YouTube do Cia. Repentistas do Corpo
Créditos: Divulgação
Temporada online acontece no mês de abril pelo YouTube do Cia. Repentistas do Corpo

“ReverberÁfrica” também explora a linguagem audiovisual. Giuliano VJ Scan utiliza diferentes recursos para compor, poeticamente, o vínculo entre os imaginários dos dois continentes tão distantes e diferentes.

A direção é assinada por Sérgio Rocha e os intérpretes-criadores são Carlos Antônio dos Santos, Cláudia Christ, Marcela Miyashita e Sérgio Rocha.

Esse é o primeiro trabalho virtual da Cia. Repentistas do Corpo. Com a estreia, o coletivo celebra 20 anos de atividade, apostando em obras envolvendo dança contemporânea, teatro, música e percussão corporal.

Se você gostou, saca só essas outras dicas culturais: