Imagem do Topo

Estreias internacionais marcam 6º Festival Finos Filmes

Com foco em curtas alemães e finlandeses, edição apresenta também sessões de filmes nacionais que mandaram bem em festivais gringos

Por: Redação | Comunicar erro
Nos dias
23/05 - 24/05
25/05 - 26/05 - 28/05 - 01/06 - 02/06
2019
Confira horários na programação

Estreias internacionais e 10 curtas-metragens brasileiros participam da sexta edição do Festival Finos Filmes, mostra paulistana de curtas que homenageia anualmente a produção de um país. Este ano, em parceria com o Goethe-Institut, AG Kurzfilm – Associação Alemã de Curtas e German Short Film Association, o Finos Filmes exibe 15 filmes da Alemanha, a maior parte deles inéditos no Brasil – incluindo “Umbra”, de Florian Fischer e Johannes Krell, e “Blue Boy”, de Manuel Abramovich, ambos premiados na seleção competitiva do último Festival de Berlim.

Além dos curtas-metragens, um longa é destaque na programação: “Not in My Neighbourhood“, de Kurt Orderson. O filme, sobre gentrificação e ocupação em São Paulo, Cidade do Cabo e Nova York, reforça o compromisso do festival com o debate de questões urbanas.

Fazem parte da programação do 6º Finos Filmes também um Panorama Finlandês, onde são exibidos cinco filmes do país, em parceria com a Finnish Film Foundation e Av-Arkki, e uma seleção de cinco documentários poloneses fruto de parceria com o Krakow Film Festival.

O Brasil segue representado na mostra de curtas com seleção filmes que repercutiram em festivais internacionais, como “O Órfão”, de Carolina Markowicz, premiado em Cannes, e “Alma Bandida”, de Marco Antônio Dutra, selecionado para a edição de 2018 do Festival de Berlim. Brasil também apresenta estreias, como o filme paulistano “Mona” de Luiza Zaidan e Thiago Schindler.

rerfoma filme de fabio leal
Crédito: divulgaçãoNa programação do Finos Filmes, "Reforma" , de Fabio Leal, tem a gordofobia como tema
Crédito: divulgação"Estamos todos aqui" é um filme do Coletivo Bodoque
Crédito: divulgação"O Orfão", de Carolina Markowicz, conta a história de abandono duplo de Jonathas, uma criança adotada e devolvida por ser "diferente"

A exibição dos curtas inicia-se a partir do dia 23 de maio, no MIS, na FAAP, na Matilha Cultural e no Petra Belas Artes. As entradas para o festival são gratuitas. Este ano, outra novidade: em parceria inédita com o Festival Path, o Finos Filmes leva ao evento de tecnologia e inovação uma seleção especial com os curtas-metragens de destaque da edição 2019 e a retrospectiva exclusiva com cinco filmes dos seis anos da história do Finos Filmes. As exibições acontecem nos dias 1 e 2 de junho, no Reserva Cultural.

A programação completa do Finos Filmes pode ser conferida no site oficial do festival clicando aqui.