Últimas notícias:

Loading...

‘Estrela de Natal’ é tema de live do Planetário Ibirapuera ✨

Fenômeno raro promove a conjunção dos planetas Júpiter e Saturno e pode ser visto ao vivo durante a transmissão!

Ouça este conteúdo

21 de dezembro de 2020

19h

O Planetário Ibirapuera planejou uma super live para dar início às comemorações de fim de ano. O astrônomo Roberto Boczko e o coordenador de Tecnologia e Ciência da Urbia Fernando Nascimento compartilham curiosidades sobre a chamada “Estrela de Natal”, ou “Estrela de Belém”, que nada mais é do que a conjução dos planetas Júpiter e Saturno.

observatório astronômico planetário ibirapuera
Crédito: DivulgaçãoPlanetário Aristóteles Orsini, conhecido como Planetário Ibirapuera, foi o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957!

A transmissão acontece no dia 21 de dezembro, segunda-feira, a partir das 19h, no canal oficial do planetário no YouTube (clique aqui para ativar o sininho e não perder).

Nesse dia, os dois planetas ficam separados por uma distância aparente de seis minutos de arco, de maneira que eles podem ser vistos como um único ponto bem brilhante no céu.

Com a intenção de captar esse momento, a equipe do planetário ficará a postos com telescópios no alto do prédio da Escola de Astrofísica, no Parque Ibirapuera. E, se as condições atmosféricas forem favoráveis, os espectadores ainda conseguem acompanhar o belo fenômeno ao vivo!

Para quem gostou da ideia, um spoiler: segundo Nascimento, a última vez que as pessoas viram a “Estrela de Natal” foi em 1623. E o fenômeno só poderá ser observado novamente em 2080!

Com certeza será uma experiência única. Inclusive, olhe que lindo registro que o Planetário Ibirapuera fez do eclipse solar do dia 14 de dezembro de 2020:

Planetário Ibirapuera, eclipse solar
Crédito: @planetarioibirapuera/ FacebookPlanetário fez um registro maravilhoso do eclipse solar!

Durante a live, os dois especialistas comentam as possíveis explicações científicas para esse fenômeno. Além disso, como a “Estrela de Belém” está ligada às festividades de fim de ano da cultura cristã – tendo aparecido em registros religiosos de mais de 2.000 anos -, a dupla também explora as hipóteses trazidas pela astronomia para relacionar sua aparição aos escritos bíblicos.

A transmissão sobre a “Estrela de Natal” marca o lançamento da série “Planetário Conecta”, que promove conversas sobre temas ligados à astronomia, à tecnologia e outras áreas do conhecimento. Para acompanhar tudinho, fique ligade no Facebook @planetarioibirapuera.

Quer mais dicas de eventos para curtir o Natal? Veja:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.