Estruturas lúdicas feitas de tecido ganham exposição na Pina

Cura Bra Cura Té, 2019 Tronco de maçaranduba, painéis de tecido, crochê, vasos com plantas, discos de cobre, aço corten, latão e tapete de tecido 1250 × 1200 × 1200 cm Coleção Ateliê Nave, Rio de Janeiro
Até
15
de julho 2019
Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
De quarta a segunda, das 10h às 17h30
Por: Redação | Comunicar erro

Mostra é a primeira retrospectiva do escultor contemporâneo Ernesto Neto em 40 anos de produção

A Pinacoteca de São Paulo apresenta a exposição “Ernesto Neto: Sopro“, com grandes estruturas lúdicas feitas pelo escultor contemporâneo que acolhem ações e rituais, e revelam as preocupações atuais do artista: a afirmação do corpo como elemento indissociável da mente e da espiritualidade.

Cura Bra Cura Té, 2019 Tronco de maçaranduba, painéis de tecido, crochê, vasos com plantas, discos de cobre, aço corten, latão e tapete de tecido 1250 × 1200 × 1200 cm Coleção Ateliê Nave, Rio de Janeiro
Crédito: Adriana KrohlingCura Bra Cura Té, 2019
Tronco de maçaranduba, painéis de tecido, crochê, vasos com plantas, discos de cobre, aço corten, latão e tapete de tecido
1250 × 1200 × 1200 cm
Coleção Ateliê Nave, Rio de Janeiro

Com curadoria de Jochen Volz e Valéria Piccoli, a retrospectiva reúne 60 obras de um dos nomes mais proeminentes da escultura contemporânea. Desde o início de sua carreira nos anos 1980, o artista vem produzindo obras que colocam em diálogo o espaço expositivo e as diversas dimensões do espectador.

A partir de uma compreensão singular, as esculturas iniciais de Neto são elaboradas com materiais como meias de poliamida, esferas de isopor e especiarias – em grandes instalações imersivas, que propõem ao espectador um espaço de convívio, pausa e tomada de consciência. Sua prática escultórica engendra-se a partir da tensão de materiais têxteis e de técnicas como o crochê.

Desde 2013, o artista vem colaborando com os povos da floresta, principalmente a comunidade indígena Huni Kuin, também conhecida como Kaxinawá. A população dessa etnia, com mais de 7.500 pessoas, habita parte do estado do Acre e forma a mais numerosa população indígena do estado. Por isso, o entendimento do planeta como organismo interdependente permeia boa parte das obras de Neto.

Para a mostra na Pina, o artista concebe novos trabalhos, entre eles, um para o espaço do Octógono, que acolhe oito ações/rituais participativos abertos ao público ao longo do período expositivo.

O Escultor e a Deusa, 1995 Fotografia 100 x 80 cm
Crédito: Murillo MeirellesO Escultor e a Deusa, 1995
Fotografia
100 x 80 cm

Integra também o conjunto uma obra seminal em sua trajetória: Copulônia (1989). De poliamida e esferas de chumbo, seu título faz referência à “cópula” (termo utilizado pelo artista para caracterizar um tipo de elemento, presente na obra, em que duas partes se penetram) e à “colônia” (seção da obra na qual os elementos se repetem).  A obra apresenta a ideia de população, família, corpo coletivo e convivência simbiótica. Essa obra, em especial, marca o momento em que Neto começa a pensar a escultura não mais como um único volume mas como um todo composto de partes.

Outras obras icônicas dele integram a seleção, como aquelas que contem especiarias (cravo, açafrão, urucum), as Naves (arquiteturas de tecido em que o visitante é convidado a entrar) e mesmo as mais recentes estruturas habitáveis confeccionadas em crochê. Neto convoca a participação do visitante e ativa outros sentidos além do olhar.

A exposição propõe demonstrar como o físico, o indivíduo e o coletivo sempre estiveram presentes, desde o início, na prática do artista, moldando sua poética. Sua colaboração atual com líderes políticos e espirituais das nações Huni Kuin, cujas contribuições ao artista recebem na mostra uma sala própria, aparece como uma consequência natural de sua pesquisa escultórica.

Esta é também a primeira exposição que propõe traçar seus primeiros experimentos nesse campo através da investigação e da apropriação do espaço expositivo até atingir seu atual engajamento social. Num momento marcado pelo descompasso entre humano e natureza, Neto propõe que a arte seja uma ponte para a reconexão humana com esferas mais sutis.

A mostra fica em cartaz até 15 de julho, com visitação aberta de quarta a segunda, das 10h às 17h30. Os ingressos custam até R$ 10 e, aos sábados, a Pinacoteca tem entrada gratuita pra todo mundo!

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Tags: #Agenda São Paulo #Arte contemporânea #Contemporânea #esculturas #Exposição #exposições em cartaz #exposições em sp #Pinacoteca #Pinacoteca do Estado
Autor: Por: Redação
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