Expo exibe máscaras de várias etnias e culturas no Farol Santander

Entre os destaques da exposição estão as máscaras relacionadas ao cinema, passando por obras políticas até os clássicos do terror

Por: Redação
Até
05
de janeiro 2020
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Das 9h às 20h

Mais uma exposição muito doida vai ocupar os 22º e 23º andares do Farol Santander! A mostra “ETNOS – Faces da Diversidade” apresenta uma coleção de máscaras étnicas e culturais, que vão da ópera chinesa a cultura pop contemporânea!

máscaras japonesas e do homem aranha em exposição no farol santander
Crédito: Carol QuintanilhaEntre os destaques da exposição estão as máscaras relacionadas ao cinema, passando por obras políticas até os clássicos do terror

Tendo como inspiração a obra “O Herói de Mil Faces“, do mitólogo americano Joseph Campbell, a exposição transforma máscaras em objetos de contemplação e propõe reconhecer a diversidade cultural das mais variadas etnias.

Entre as mais de 150 máscaras, você encontra tradição e contemporaneidade, como as de ritos de povos indígenas latino-americanos ou de aborígenes de Papua Nova Guiné, do Darth Vader, do Batman e até as usadas pelos personagens de La Casa de Papel, com o rosto de Salvador Dalí.

SE LIGA: MAIOR EXPOSIÇÃO DE LEGO DO MUNDO REÚNE PERSONAGENS DC COMICS EM SP

Um dos destaques da “ETNOS” é a máscara de Medusa confeccionada pelo artista James Merry para a cantora Björk, que confere ares pós-modernos para um dos mitos mais antigos da cultura ocidental. É chique a coisa!

MÁSCARA MEDUSA CRIADA PARA BJÖRK
Crédito: Carol QuintanilhaMuito chique! Um dos destaques da mostra ‘ETNOS’ no Farol Santander é a máscara de medusa criada exclusivamente para Björk

Outras máscaras em exposição foram usadas nos mais diferentes contextos: no medieval teatro Nô japonês, cerimônias de iniciação de povos africanos, carnavais europeus e festivais de ano-novo no Extremo Oriente.

As máscaras contam a história dos cinco continentes e representam mais de 40 países, entre eles Brasil, EUA, França, Itália, Indonésia, Angola, Bolívia, Guatemala, Sibéria, Zâmbia, Tailândia, Espanha, Colômbia, China, Japão e México.

máscaras em exposição no farol santander
Crédito: Carol QuintanilhaMostra reúne 153 máscaras que retratam as diferenças e pontos em comum da cultura pop, folclores e costumes culturais de 42 países

Ah… e fica tranquilão, porque todas as máscaras da “ETNOS” contam com um verbete ao lado, com informações sobre os ritos, os mitos e a simbologia envolvidos em cada uma.

Na área infantil, uma coleção específica de 12 máscaras é separada e colocada para as crianças usarem nas visitas à mostra.

E não precisa ficar com ciúmes dos pequenos! No ambiente dedicado a interatividade, os visitantes podem tirar fotos e aplicar sobre si o filtro MSQRD, com diversas opções de máscaras disponíveis.

Tem também uma instalação em formato de arco permite que o visitante se veja usando 14 máscaras diferentes ao mesmo tempo, usando um jogo de espelhos. Não disse que era bem doida essa exposição?

homem usando o aplicativo MSQRD na mostra etnos com máscaras etnicas no farol santander
Crédito: Carol QuintanilhaUm espelho curvo possibilita que você “vista” as máscaras da exposição

Pensando em acessibilidade para todos, uma coleção de máscaras também foi selecionada para adaptação e leitura de deficientes visuais! Iniciativa mais do que necessária!

Curtiu? “ETNOS” fica até 5 de janeiro em cartaz no Farol Santander, de terça a domingo, das 9h às 20h.

Os ingressos custam R$ 25 e dão direito a você visitar todo o prédio! Para garantir o seu, não perde tempo e clica aqui! ;)

Confira o que você pode fazer no Farol Santander

1
Rapel na Ponte do Sumaré em SP: vai encarar?
Já pensou em pular da ponte com os amiguinhos? Sim? Colaí, que hoje vamos saltar da Ponte do Sumaré!
2
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
3
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
4
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
5
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
6
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
7
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
8
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …