Imagem do Topo

Evento celebra empoderamento feminino com moda, arte e samba

'Arte do Encontro' conta com lançamento de coleção, sarau de poesias, análise cromática, bate-papo e roda com as meninas do Samba Que Elas Querem

Por: Karen Fideles Comunicar erro
26
de agosto 2018
Das 13h às 20h

Nunca se falou tanto em empoderamento feminino. Ainda bem! Ações como a “Arte do Encontro”, que acontece no dia 26 de agosto, no Rio, ajudam reforçar a consciência coletiva sobre o papel fundamental das mulheres em todos os campos, como a economia e a arte. São elas, claro, as protagonistas do evento gratuito que anima o próximo domingo com moda, artes plásticas, sarau de poesias e até roda de samba no Atelier Real, em Botafogo, das 13h às 20h.

A iniciativa partiu das cariocas Mary Dutra e Mônica Xavier. “Quando tivemos a ideia de transformar um quadro numa coleção, além de conseguir realizar o nosso próprio projeto, ficamos com vontade de inspirar outras mulheres a realizar os seus também, mostrar que é possível, que somos capazes. Bolamos um evento que tivesse estímulos para isso”, conta Mary à Catraca Livre.

Mônica Xavier e Mary Dutra
Crédito: Yulli Nakamura/DivulgaçãoMônica Xavier e Mary Dutra promovem o evento ‘Arte do Encontro’, reunindo moda, artes plásticas, samba e sarau de poesias

A “Arte do Encontro” começa com a exibição do vídeo que mostra a criação da pintura que deu origem à estampa da coleção “Biombo + Mary Dutra”, um projeto que une arte e moda com peças superexclusivas, feitas por mulheres e para as mulheres. Todas estarão expostas, assim como os quadros.

Também está programado um sarau, às 15h, com poesias selecionadas pela antropóloga Carolina Delgado, que serão recitadas da sacada da janela pelas autoras. A partir das 16h, quem quiser saber quais cores funcionam melhor na hora de se vestir, vai ter dicas valiosas da especialista em análise cromática Ana Soares. O público pode participar também de um bate-papo com a dupla organizadora, mediado por Renata Abranchs, pesquisadora e consultora de moda, às 18h.

Ao longo do dia, o evento conta ainda com atração para a criançada: uma imersão na pintura de camisetas. E, para fechar a noite com chave de ouro, o famoso grupo formado apenas por mulheres, Samba Que Elas Querem, embala o início da semana com um repertório onde a mulher é também a protagonista, às 19h.

Agora (e sempre!) é que são elas! Partiu!