Imagem do Topo

Eventos ligados ao Dia da Consciência Negra continuam pela cidade

Destaque para o 1° Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, que vai rolar no CCJ

Por: Agência Mural de Jornalismo das Periferias Comunicar erro
Até
25
de novembro 2018
Diversos horários

O dia da Consciência Negra passou, mas a semana continua cheia de atrações para curtir e a Agência Mural de Jornalismo das Periferias te oferece uma lista responsa com os rolês imperdíveis dessa semana. Se liga na nossa lista:

  • Zona Norte

Marionetes Humanas – Teatro

O espetáculo “Marionetes Humanas” propõe uma reflexão sobre como o governo manipula a sociedade e a sua forma de agir para que todos mantenham-se alienados, desprovidos de inteligência, e também controlando tudo que
transmite informação, fazendo censuras, para que o povo se torne escravos. A peça será apresentada no domingo (dia 25), na Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 e terá entrada gratuita.

1° Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba – Ano Beth Carvalho – Música

No dia 24 de novembro de 2018, sábado, mulheres sambistas de todo o país irão protagonizar o “Primeiro Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba”, que reunirá musicistas, cantoras, compositoras e produtoras. Visando a aumentar a visibilidade e divulgar para um público mais amplo a força feminina no samba, o projeto idealizado por Dorina Samba tem como estratégias: – a mobilização de mulheres do mundo do samba; a ampliação de suas redes de contato; e a união de suas forças. O Encontro Nacional vai acontecer simultaneamente em diversas cidades brasileiras e até na Argentina. A abertura oficial acontecerá às 17h, com transmissão simultânea ao vivo de todos os Estados. O evento rola no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha.

  • Zona Sul

Mostra de Cinema – Perifa na Tela

A programação está repleta de filmes pra toda a família e pra todos os gostos. A classificação é livre e rola quinta e sexta-feira (dia 22 a partir das 19:30h e dia 23 as 16h) na Casa de Cultura do Campo Limpo, na rua Aroldo de Azevedo, nº 100, Praça do Campo Limpo (em frente a pista de skate). E o melhor de tudo, é de graça.

42ª Batalha Grajaú Rap City e RedBull Amaphiko convida Marechal

A Grajaú – Rap City – SP, edição especial de conhecimento, em parceria com o Festival Red Bull Amaphiko convida MC Marechal, que promete colocar todo mundo pra dançar e curtir o melhor do Hip-Hop nacional. O evento será na quinta-feira (dia 22) as 18h no Centro Cultural Grajaú, Rua Professor Oscar Barreto Filho, nº 252, Grajaú e tem entrada franca.

  • Zona Leste

Contação de história com Kelly Orasi

Histórias de heroínas e suas conquistas pela sabedoria. A verdade sobre a fábula: “Como a Verdade Entrou no Palácio do Sultão”, Drashman, a lenhadora: inspirado no conto “A que sabia mais que o rei”. O evento rola na biblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Rua Inácio Monteiro, 6900, na quinta-feira (dia 22), às 19h. E o evento é na faixa, grátis, catraca livre.

APOCALIPSE URBANO – Show

Grupo de Rap formado na Zona Leste de São Paulo, especificamente no bairro Cidade Tiradentes, na década de 90 participou de varias coletâneas, entre elas Hip Hop Cultura vol 02 (1996). O primeiro álbum do grupo foi lançado em 2000 pela gravadora Salmus e o recente trabalho lançado em 2012, o single ‘Lado Leste’ produzido por Edi rock. Atualmente o grupo prepara seu novo ep. O show será no domingo (domingo) as 17h, na casa de Cultura de São Miguel Paulista, rua Irineu Bonardi,169 Vila Pedroso, São Miguel Paulista.

  • Zona Oeste

Zona Western – Show

Zona Western é uma banda paulistana composta por músicos com intimidade com o ritmo, Outlaw Country. Formada em setembro de 2017 e já tocando nos bares desde então. O projeto visa popularizar o ritmo Outlaw Country. O evento tem entrada gratuita e será na sexta-feira (dia 23) as 19h no Tendal da Lapa, que fica na Rua Guairucus, n° 1.100

Coletivo Ayà Convidada Priscila Novaes do projeto Kitanda da Minas – Palestra

O Coletivo Ayá tem como prática a pesquisa artistica teatral oportunizando um diálogo com a ancestralidade negra vivente das periferias ao centro. A convidada será Priscila Novaes do Kitanta das Minas, escritora do livro Ajeum – o sabor das Deusas, que dará palestra abordando a ancestralidade, comida no candomblé, comida do santo, origem, significado, hábitos, alimentos, cozinha e resistência de um povo. O evento rola sábado (dia 24), terá início as 17h e contará com degustação. O local fica na Av.Corifeu de Azevedo Marque,1882 e tem entrada gratuita.

  • Centro

Samba de Comunidade – Música

O Projeto Samba de Comunidade, realizado todos os meses na Ação Educativa, apresenta na edição de novembro P.C.R.V.G. Terra Brasileira cantando “A história do negro no Brasil através de samba”. O evento será na sexta (23/11), a partir das 19h e tem entrada gratuita. Ação Educativa fina na Rua General Jardim, 660, São Paulo. E é gratuito.

Memórias em disputa: negros e japoneses na Liberdade – Passeios

Por que o bairro da Liberdade possui esse nome? Quando falamos desse lugar quem nos vem à mente? Como a arquitetura ajuda a forjar uma imagem em nossas cabeças?
Nesse passeio discutiremos as tensões e embates sobre as memórias de diferentes grupos que foram construídas em diferentes tempos e que ainda persistem na contemporaneidade. O passeio é gratuito e será no sábado (dia 24) das 10:00 a 12:30, e começa na Praça Da Liberdade.

  • Grande São Paulo 

Ratos de Porão – Santo André de Multiplos Tons Skate Rock

O Coletivo Rock ABC e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André, através do Projeto Santo André de Múltiplos Tons, apresenta a Edição Rock Skate com apresentação da banda Ratos de Porão. O evento tem catraca livre e rola no domingo (dia 25) à partir das 10hrs da manhã no Parque da Juventude Ana Brandão, Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo s/n, Jd. Ipanema, Santo André-SP (Próximo a Parada Pedro de Toledo da linha TR101).

(Des) Narradores – Narrados – Teatro

A peça #experimento chega na cidade para realizar uma apresentação. (Des) Narradores – Narrados é um experimento de criação coletiva baseado em relatos anônimos de transeuntes do Terminal Rodoviário Tietê em São Paulo, abordando o abuso e suas implicações na micro-política dos corpos, que sobrevivem às agressivas fragmentações violadoras de suas subjetividades, no espaço-tempo das des-memórias.
As apresentações rolam sábado (dia 24) na sede do Sindicato dos Químicos localizada na Estrada Kizaemon Takeuti, 175, às 19h. Pague o quanto quiser na apresentação.