‘Mário Total’ celebra 80 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas

Missão de Pesquisas Folclóricas | Acervo da Casa Mário de Andrade
Até
11
de novembro 2018
Domingo - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
Das 10h às 18h

telefone: (11) 3666-5803

facebook: www.facebook.com

Por: Oficinas Culturais | Comunicar erro

A mostra reúne documentos da expedição, instrumentos musicais e objetos etnográficos da Missão

Há 80 anos, Mário de Andrade realizava a primeira documentação sobre folclore no Brasil. A Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada quando o escritor era diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, percorreu o Nordeste registrando a cultura popular da região. Para celebrar o importante estudo na área, a Casa Mário de Andrade, em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP), promove a exposição “Mário de Andrade: uma Missão de vida ou morte“.

A mostra permanece em cartaz até 11 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Missão de Pesquisas Folclóricas | Acervo da Casa Mário de Andrade

Durante a visita à exposição, o público pode ver documentos da expedição, instrumentos musicais e objetos etnográficos recolhidos pela equipe da Missão, que também será relembrada. Fizeram parte dela: Luiz Saia, chefe da expedição; Martin Braunwieser, técnico musical; Benedicto Pacheco, técnico de som; e Antônio Ladeira, ajudante geral. A discípula de Mário e primeira organizadora do acervo, Oneyda Alvarenga, também é homenageada.

Às quintas-feiras, até 27 de setembro (exceto dia 13), das 19h às 21h, o grupo Boi da Garoa ocupará o galpão do museu para um animado encontro com música, poesia, dança e teatro, baseado na tradição criada e mantida pelos cortadores de cana da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O grupo estuda, há oito anos, o Cavalo Marinho pernambucano, uma variante do Bumba-Meu-Boi nordestino.

Já no sábado, 1º de setembro, das 15h às 17h, será exibido o material audiovisual e fotográfico produzido pela expedição chefiada por Mário. A palestra Fotos e Filmes da Missão de Pesquisas Folclóricas: imagens pioneiras da cultura popular brasileira é conduzida por Paulo Dias, pesquisador e diretor do grupo Cachuera, que discute a importância e os processos de registros de danças e músicas características da cultura popular.

Fechando as atividades, no sábado, 22 de setembro, das 16h às 18h, é a vez do show “O samba de bumbo e as origens do samba paulista“. A apresentação do grupo Quilombo Sambaqui Samba de Bumbo faz homenagem ao “samba rural paulista” – expressão consagrada por Mário – revelando origens, sotaques e o desenvolvimento do samba em São Paulo.

Casa Mário de Andrade
Crédito: Andre HoffA Casa Mário de Andrade integra a Rede de Museus-Casas Literários, que é gerenciada pela Poiesis

Você sabia?

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas.


Compartilhe:

Autor: Oficinas Culturais

Criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, as Oficinas Culturais atuam em diversas áreas: artes plásticas, dança, fotografia, processos gráficos, teatro etc.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Oficinas Culturais da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
2
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
3
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
4
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
5
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
6
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
7
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …
8
02:29
Uma hamburgueria digna do universo de Harry Potter
O Colaí visitou o Vassoura Quebrada, uma hamburgueria em São Paulo que poderia fazer parte do universo de Harry Potter.