‘Mário Total’ celebra 80 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas

A mostra reúne documentos da expedição, instrumentos musicais e objetos etnográficos da Missão

Até 11 de novembro de 2018

Domingo - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

Das 10h às 18h

Grátis

Há 80 anos, Mário de Andrade realizava a primeira documentação sobre folclore no Brasil. A Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada quando o escritor era diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, percorreu o Nordeste registrando a cultura popular da região. Para celebrar o importante estudo na área, a Casa Mário de Andrade, em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP), promove a exposição “Mário de Andrade: uma Missão de vida ou morte“.

A mostra permanece em cartaz até 11 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Missão de Pesquisas Folclóricas | Acervo da Casa Mário de Andrade
Missão de Pesquisas Folclóricas | Acervo da Casa Mário de Andrade

Durante a visita à exposição, o público pode ver documentos da expedição, instrumentos musicais e objetos etnográficos recolhidos pela equipe da Missão, que também será relembrada. Fizeram parte dela: Luiz Saia, chefe da expedição; Martin Braunwieser, técnico musical; Benedicto Pacheco, técnico de som; e Antônio Ladeira, ajudante geral. A discípula de Mário e primeira organizadora do acervo, Oneyda Alvarenga, também é homenageada.

Às quintas-feiras, até 27 de setembro (exceto dia 13), das 19h às 21h, o grupo Boi da Garoa ocupará o galpão do museu para um animado encontro com música, poesia, dança e teatro, baseado na tradição criada e mantida pelos cortadores de cana da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O grupo estuda, há oito anos, o Cavalo Marinho pernambucano, uma variante do Bumba-Meu-Boi nordestino.

Já no sábado, 1º de setembro, das 15h às 17h, será exibido o material audiovisual e fotográfico produzido pela expedição chefiada por Mário. A palestra Fotos e Filmes da Missão de Pesquisas Folclóricas: imagens pioneiras da cultura popular brasileira é conduzida por Paulo Dias, pesquisador e diretor do grupo Cachuera, que discute a importância e os processos de registros de danças e músicas características da cultura popular.

Fechando as atividades, no sábado, 22 de setembro, das 16h às 18h, é a vez do show “O samba de bumbo e as origens do samba paulista“. A apresentação do grupo Quilombo Sambaqui Samba de Bumbo faz homenagem ao “samba rural paulista” – expressão consagrada por Mário – revelando origens, sotaques e o desenvolvimento do samba em São Paulo.

A Casa Mário de Andrade integra a Rede de Museus-Casas Literários, que é gerenciada pela Poiesis
Créditos: Andre Hoff
A Casa Mário de Andrade integra a Rede de Museus-Casas Literários, que é gerenciada pela Poiesis

Você sabia?

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas.