CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

ADIADA: Expo no Farol Santander transforma visitantes em constelação!

Considerando o cenário de combate ao COVID-19, o Farol Santander estará fechado ao público por tempo indeterminado. Leia o comunicado oficial:

Por: Redação

Utilizando luz interativa, som algorítmico e inteligência artificial (IA), “Constelação: Somos Todos Feitos de Luz” é a expo do Farol Santander que vai transformar você em uma estrela em meio à uma constelação!

expo Somos Todos Feitos de Luz farol santander
Crédito: Júnior VianaNa instalação interativa de Maja Petric é possível ver sua silhueta refletida no meio de uma constelação

A instalação da artista croata Maja Petric é feita com um tecido que tem pequenos círculos de prata que refletem a luz de seis projetores à laser, espalhados pelo espaço, que desde o começo já mostra a que veio. As laterais do corredor de entrada contam com tecidos, que a olho nu parecem fios de nylon separados e brilhantes.

À medida que os visitantes se movem pela galáxia de estrelas, a luz é extraída de suas formas, deixando rastros de sua presença pela paisagem estelar.

LEONARDO DA VINCI E MONET GANHAM MOSTRA INTERATIVA EM SÃO PAULO

Uma vez que os visitantes saem, suas trilhas de luz permanecem na constelação e são acrescentadas à coleção de pegadas que outros deixaram para trás. A instalação se transforma a cada nova visita, ou seja, a expo do Farol Santander nunca será vista duas vezes por ninguém!

Isso porque tanto os conteúdos visuai,  quanto acústicos, foram desenhados para evoluir constantemente, o que garante que cada experiência da peça seja única, refletindo, assim, um universo cuja história está em expansão.

expo Somos Todos Feitos de Luz farol santander
Crédito: Júnior VianaNa mostra há também espelhos que enganam os visitantes ao criar ambientes que não existem

Para realizar a instalação, Maja Petric colaborou com o cientista computacional Mihai Jalobeanu para criar a tecnologia movida à base de inteligência artificial. A composição algorítmica foi desenvolvida por Marcin Paczkowski.

Ficou a fim de ver de perto essa doideira e ser ver transformado em estrela? A expo “Constelação” no Farol Santander fica em cartaz até 3 de maio, de terça a domingo, das 9h às 18h30, no 23º andar. Os ingressos custam até R$ 25 (e podem ser comprados pela internet) e te dão acesso às demais mostras do centro cultural.

Espera aí, você tem que ver essa outra mostra interativa: