Exposição do Sítio do Picapau Amarelo abre no centro

A mostra conta com três ambientes repletos de personagens do sítio, registros de outras obras literárias e passagens da vida do autor

Por: Redação
Até
01
de dezembro 2018
Domingo - Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
De segunda à sexta, das 8h às 18h, aos sábados das 10h às 17h, e aos domingos, das 10h às 14h

Que tal voltar a ser criança? Entre o dia 1º de julho e o dia 1º de dezembro, a Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na Vila Buarque, no centro de São Paulo, recebe a exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”.

Crédito: Aryanne ValgasExposição sobre o Monteiro Lobato fica em cartaz entre 1º de julho e 1º de dezembro na biblioteca Monteiro Lobato

Com entrada gratuita e visitação de segunda à sexta, das 8h às 18h, aos sábados das 10h às 17h, e aos domingos, das 10h às 14h, a mostra é dividida em três ambientes. É possível encontrar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, registros de outras obras literárias e passagens de vida do autor, considerado um dos grandes mestres da literatura brasileira.

A experiência do público começa logo na entrada da biblioteca. Os visitantes serão recepcionados por um corredor colorido com os tons do arco-íris, simbolizando um portal. É o Túnel do Pirlimpimpim, em que o teto vai diminuindo de tamanho para dar a sensação de que as pessoas estão ficando pequenas e voltando a ser criança.

Crédito: Aryanne ValgasO Sítio do Picapau Amarelo marcou gerações

Ao atravessar a passagem, chegam ao ambiente Sítio do Picapau Amarelo, onde um gigante livro pop-up aberto permite uma interação com personagens icônicos, como Narizinho, Emília, Pedrinho, Saci e Dona Benta, confeccionados em madeira bidimensional.

Por fim, no terceiro ambiente, localizado no foyer da biblioteca, ficam cinco livros gigantes, abertos na vertical, que servem como espaço expositivo sobre a vida e a obra do autor.

Crédito: DivulgaçãoMonteiro Lobato é considerado um dos mestres da literatura brasileira

Sobre Monteiro Lobato
Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato é responsável pela criação de figuras fascinantes da literatura infantil brasileira. Seus personagens Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília e o sabugo de milho Visconde de Sabugosa foram alguns dos personagens que marcaram diversas gerações – sobretudo pelo programa Sítio do Picapau Amarelo, veiculado na TV durante tantos anos.

Em sua carreira, em 1918 conseguiu fundar a primeira editora brasileira de livros, antes impressos em Portugal. Ele também publicou e traduziu obras clássicas da literatura infantojuvenil mundial, mas foi com o seu trabalho de escritor que ele se destacou, produzindo 26 títulos infantis.

1
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
2
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
3
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
4
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não? Colaí …
5
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada! Colaí que eu tenho as …
6
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …
7
Uma voltinha no Mercado Público de Porto Alegre
Mais do que um ponto turístico, o Mercado Público de Porto Alegre concentra consumo, crença, cultura e tradição no centro …
8
3 jóias gastronômicas antigas de São Paulo
Afinal, panela velha é a que faz comida boa? Se depender da Casa Mathilde, da Padaria Santa Tereza e do …