Exposição do Sítio do Picapau Amarelo abre no centro

A mostra conta com três ambientes repletos de personagens do sítio, registros de outras obras literárias e passagens da vida do autor

Por: Redação
Até
01
de dezembro 2018
Domingo - Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
De segunda à sexta, das 8h às 18h, aos sábados das 10h às 17h, e aos domingos, das 10h às 14h

Que tal voltar a ser criança? Entre o dia 1º de julho e o dia 1º de dezembro, a Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na Vila Buarque, no centro de São Paulo, recebe a exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”.

Crédito: Aryanne ValgasExposição sobre o Monteiro Lobato fica em cartaz entre 1º de julho e 1º de dezembro na biblioteca Monteiro Lobato

Com entrada gratuita e visitação de segunda à sexta, das 8h às 18h, aos sábados das 10h às 17h, e aos domingos, das 10h às 14h, a mostra é dividida em três ambientes. É possível encontrar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, registros de outras obras literárias e passagens de vida do autor, considerado um dos grandes mestres da literatura brasileira.

A experiência do público começa logo na entrada da biblioteca. Os visitantes serão recepcionados por um corredor colorido com os tons do arco-íris, simbolizando um portal. É o Túnel do Pirlimpimpim, em que o teto vai diminuindo de tamanho para dar a sensação de que as pessoas estão ficando pequenas e voltando a ser criança.

Crédito: Aryanne ValgasO Sítio do Picapau Amarelo marcou gerações

Ao atravessar a passagem, chegam ao ambiente Sítio do Picapau Amarelo, onde um gigante livro pop-up aberto permite uma interação com personagens icônicos, como Narizinho, Emília, Pedrinho, Saci e Dona Benta, confeccionados em madeira bidimensional.

Por fim, no terceiro ambiente, localizado no foyer da biblioteca, ficam cinco livros gigantes, abertos na vertical, que servem como espaço expositivo sobre a vida e a obra do autor.

Crédito: DivulgaçãoMonteiro Lobato é considerado um dos mestres da literatura brasileira

Sobre Monteiro Lobato
Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato é responsável pela criação de figuras fascinantes da literatura infantil brasileira. Seus personagens Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília e o sabugo de milho Visconde de Sabugosa foram alguns dos personagens que marcaram diversas gerações – sobretudo pelo programa Sítio do Picapau Amarelo, veiculado na TV durante tantos anos.

Em sua carreira, em 1918 conseguiu fundar a primeira editora brasileira de livros, antes impressos em Portugal. Ele também publicou e traduziu obras clássicas da literatura infantojuvenil mundial, mas foi com o seu trabalho de escritor que ele se destacou, produzindo 26 títulos infantis.

1
RJ: Um mergulho literário no Real Gabinete Português de Leitura
O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa não apenas por suas paisagens e praias! Ali no centro fica um dos …
2
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
3
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
4
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
5
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
6
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
7
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …
8
03:09
O que você precisa saber sobre o incrível Cine Passeio em Curitiba
Inaugurado em março de 2019, o cinema de rua vem pra resgatar aquela coisinha gostosa de poder assistir um cinema …