Exposição ‘Egito Antigo’ tem estátuas, sarcófagos e até múmia!

CCBB Rio celebra 30 anos com mostra gratuita que exibe 140 peças do Museu Egípcio de Turim, da Itália

Por: Redação

Até 27 de janeiro de 2020

Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 9h às 21h

Grátis

O CCBB Rio trintou! E para celebrar a data do jeitinho que a gente gosta, o centro cultural abriga a exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”.

Você tem até janeiro de 2020 para ver de pertinho sarcófagos, múmias animais e humana, réplica da tumba de Nefertari, uma pirâmide cenográfica de seis metros… E muito mais! Tudo de graça!

exposição egito antigo
Crédito: DivulgaçãoExposição reúne 140 peças do Museu Egípcio de Turim — entre elas múmias de verdade!

A mostra inédita reúne 140 obras do Museu Egípcio de Turim (Museo Egizio), na Itália. Todas têm em comum a relevância para o entendimento de uma das maiores civilizações da história da humanidade.

Aspectos dessa cultura são apresentados de forma didática e interativa por meio também de esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, um Livro dos Mortos em papiro, objetos litúrgicos e ostracons (fragmento de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais).

A exibição é dividida em três seções — vida cotidiana, religião e eternidade —, que ilustram o laborioso cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias. Cada uma apresenta um tipo particular de artefato arqueológico.

Interatividade

Na mostra, instalações cenográficas e interativas permitem uma verdadeira viagem ao tempo dos faraós! Um vídeo com reconstrução 3D de monumentos, baseada em dados reais, permite que os visitantes percorram lugares do Egito Antigo.

Além disso, uma réplica de uma escavação e um livro eletrônico, com parte do material registrado pelas equipes de Napoleão (imagens de monumentos, esculturas, paisagens e objetos), podem ser navegados pelos visitantes e são projetados em um telão.

Entre as atividades lúdicas dá também para tirar selfies com a esfinge e a pirâmide! Aproveita e marca a tag #CatracaRio quando for postar 💚

A exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” pode ser vista de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Peraí que não acabaram as dicas… Clica aqui para conferir mais mostras para visitar sem pagar nada!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.