Últimas notícias:

Loading...

Exposição ‘ExFinito’ leva arte de Iván Navarro ao Farol Santander

Conceituado artista chileno exibe uma instalação ao ar livre e transforma 22º andar em um grande labirinto com luzes e espelhos!

Ouça este conteúdo

Até 28 de fevereiro de 2021

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 13h às 19h

A arte imersiva do chileno Iván Navarro, destaque na cena internacional de arte contemporânea, é exibido pela primeira vez em uma mostra individual aqui no Brasil. Estamos falando da exposição “ExFinito”, que ocupa o 22º andar do Farol Santander até o dia 28 de fevereiro.

O rolê pode ser conferido de terça-feira a domingo, das 13h às 19h. Os ingressos custam até R$25, dão acesso a todo o centro cultural e podem ser adquiridos neste site aqui.

ExFinito - Iván Navarro
Crédito: Carol Quintanilha “ExFinito” exibe 14 obras do conceituado artista chileno Iván Navarro

Com curadoria de Marcello Dantas e colaboração de Courtney Smith, a mostra reúne 14 obras do artista chileno que estão expostas no 22º andar do Farol Santander. A sala foi organizada como um grande labirinto.

Além disso, a Praça Antônio Prado, em frente ao centro cultural, também recebe uma instalação de Iván Navarro, intitulada “Escada (Caixa d’Água)”, que já esteve exposta na exposta no Madison Square, em Nova York, nos EUA.

“ExFinito” usa elementos como espelhos, luzes, vidros e eletricidade para criar uma experiência sensorial que envolve o público em um jogo entre corpo e visão. As obras parecem mostrar uma dimensão paralela à realidade e provocam a ilusão de um espaço infinito.

Ivan Navarro - ExFinito
Crédito: Carol Quintanilha O 22º andar do Farol Santander foi transformado em um labirinto!

Alguns trabalhos usam aquele espelho unidirecional – também adotado em salas de interrogatório policial –, que só nos permite olhar a imagem através de um dos dois lados. Além disso, o artista explora o efeito das palavras refletidas, que transformam a leitura de objetos.

Conheça Iván Navarro

Considerado um dos mais importantes artistas contemporâneos, Iván Navarro tem seu trabalho presente em grandes coleções do mundo todo, como a dos museus Guggenheim, em Nova York (EUA), e Pinault Collection, em Paris (França). Aqui no Brasil, suas obras estão presentes nos acervos do Museu Nacional de Bellas Artes do Rio de Janeiro e do Inhotim, em Minas Gerais

Crédito: Thelma GarciaIván Navarro usa neon, LED e material fluorescente em suas obras

Morador de Nova York há mais de 20 anos, Navarro aborda questões sócio-políticas em suas obras, geralmente feitas com neon, LED e material fluorescente. Duas grandes influências são a crítica à ditadura de Augusto Pinochet e a experiência diária como um imigrante na sociedade contemporânea americana.

Visita segura

Assim como todos os museus e centros culturais que reabriam na fase verde da quarentena, o Farol Santander segue protocolos de segurança sanitária que devem ser respeitados por todos os visitantes. O uso de máscara de proteção é obrigatório para todes, e, antes de entrar no espaço, você terá a temperatura medida. Respeite a distância de 1,5 metro entre as pessoas indicada pela sinalização no chão.

Além disso, o centro cultural colocou tapetes sanitizantes e secantes logo na entrada e disponibiliza álcool em gel 70% em todos os andares do edifício. E os serviços de limpeza e higienização foram intensificados.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Quer mais exposições para curtir em SP?

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.