Imagem do Topo

Exposição fotográfica de João Machado retrata o sertão baiano

CAIXA Cultural apresenta 40 registros que resgatam as lembranças da infância do fotógrafo na cidade de Xique-Xique

Por: Redação Comunicar erro
Até
02
de dezembro 2018
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Das 10h às 21h

O céu estrelado do sertão baiano, a terra de chão batido, a poeira amarelada, os romeiros, os carroceiros e outras memórias da infância de João Machado na cidade de Xique-Xique, na Bahia, estão registradas na exposição fotográfica “O Sertão de João Machado”, em cartaz na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro com entrada gratuita.

Fotografia 'Mulher em casa' [Xique-Xique, BA, 2013], da Mostra 'O Sertão de João Machado'
Crédito: João Machado‘Mulher em Casa’ é um dos 40 registros que integram a exposição fotográfica ‘O Sertão de João Machado’, em cartaz na CAIXA Cultural
Os 40 registros do baiano, um dos grandes nomes da fotografia documental, são um recorte do trabalho desenvolvido por ele nos últimos 15 anos. As fotografias materializam as lembranças e vivências de João Machado quando criança, e também as histórias contadas pelo pai romeiro.

Com curadoria assinada por Mônica Maia, a mostra conta ainda com uma visita guiada com a presença de João Machado, na abertura, no dia 8 de setembro, às 16h.

Obra 'Galo' [Xique-Xique, BA, 2012], da mostra 'O Sertão de João Machado'
Crédito: João MachadoFotografias foram feitas por João Machado nas cidades de Xique-Xique e Bom Jesus da Lapa, na Bahia

Sobre o artista

João Machado nasceu em Xique-Xique, na Bahia,em 1969. Deixou sua terra natal aos 19 anos em busca de trabalho na cidade de São Paulo. Trabalhou na construção civil, como ajudante de pedreiro, quando comprou a primeira câmera fotográfica de um colega de trabalho. Buscou conhecimento em revistas especializadas e começou a fotografar em 1993. A curiosidade, determinação e persistência o transformaram no fotógrafo João Machado. Autodidata, teve como referência trabalhos publicados na extinta Revista Iris Foto.

O público pode conhecer “O Sertão de João Machado” de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, até o dia 2 de dezembro.