Machado de Assis ganha exposição inédita e gratuita no Farol Santander

"Machado de Assims"dá vida às diversas fases do escritor brasileiro

Por: Redação

Até 12 de dezembro de 2019

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 9h às 20h

Grátis

A literatura nacional vive! Um dos maiores escritores brasileiros, Machado de Assis, colore o hall do Farol Santander SP em uma exposição gratuita que reúne as incontáveis faces e fases da vida e obra do homem que imortalizou suas palavras.

Intitulada “Machado de Assims“, a mostra traça uma linha histórica do escritor, desde o menino órfão que vendia doces na infância, até se tornar um dos maiores nomes da literatura nacional, conhecido por seu profundo envolvimento com questões sociais.

Machado de Assis
Crédito: DivulgaçãoMachado de Assis foi retratado em inúmeras pinturas!

“Machado de Assims”

Com curadoria de Marcello Dantas e um total de 75m² de área expositiva, a exposição foi arquitetada entre duas enormes vírgulas, com direito à uma biblioteca imaginária formada por milhares de livros que podem ser manipulados no local!

Durante a visita, é possível viajar por livros de Machado de Assis, de diversas edições, épocas e tradução em diferentes idiomas, conhecendo fases distintas da trajetória machadiana, da juventude romântica à maturidade realista, em um mix de poemas, crônicas, peças de teatro, romances e contos consagrados.

“A proposta passa por explorar aspectos pouco conhecidos da figura de Machado de Assis. Então mostrar um personagem gigante por lados inusitados, daí o título trocar o sobrenome Assis por Assims, ou seja, de outros jeitos ou modos de ver” conta o curador.

Entre os destaques de “Machado de Assims”, estão edições raras dos livros “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dez Contos”, ilustradas por dois dos maiores artistas visuais brasileiros do século XX: Cândido Portinari e Antônio Henrique Amaral.

Na edição de Henrique Amaral, projeções dão movimentos às gravuras que retratam cenas e cenários das histórias de “Dez Contos”, interpretados pelo olhar lírico do artista.

Livro "Dez Contos" | Ilustração de Antonio Henrique Amaral
Crédito: Divulgação Livro “Dez Contos” | Ilustração de Antonio Henrique Amaral

Já que a exposição rola no Farol Santander, não poderiam faltar experiências imersivas, certo? Na mostra, duas imagens históricas ganham animação com inteligência artificial. Inspiradas no conto “A cartomante”, as animações mostram o Bruxo do Cosme Velho falando palavras que um dia ele escreveu, deleitando os visitantes com pílulas de sabedoria machadiana.

Em outro jogo interativo, o público pode brincar de correlacionar trechos dos livros com cartões-postais do Rio de Janeiro, lugar onde Machado de Assis nasceu e de onde quase nunca saiu.

“Machado de Assims” também expõe imagens raras, uma delas, destaca a atuação do autor junto ao processo abolicionista do Brasil, como testemunha ativa desse marco na história nacional. A fotografia foi capturada em uma missa campal realizada em 17 de maio de 1888, no Rio de Janeiro.

Curadoria: Marcello Dantas

Marcello Dantas é o nome por trás de algumas das principais mostras de arte no Brasil, entre elas “Ai Weiwei – Raiz”, na Oca do Ibirapuera, a maior mostra já realizada sobre a obra do artista chinês, premiada pela APCA como melhor exposição internacional de 2018.

Dantas também assinou a concepção do Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo; o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, no Piauí; e o Museu do Caribe, na Colômbia.

No Farol Santander, foi curador das exposições “Saramago – os pontos e a vista”, “Hebe Eterna” e, atualmente, “ETNOS, faces da diversidade“.

O Farol Santander

Um amor chamado: Farol Santander! A parada obrigatória pros fãs de rolês culturais já recebeu mais de 800 mil pessoas e 12 exposições rotativas em seus 18 andares dedicados à arte.

foto do edifício onde está localizado o Farol Santander
Crédito: Natã Romualdo - PexelsFarol Santander é uma parada obrigatória em SP!

As visitas começam pelo hall do térreo e seguem até o mirante do 26º andar que, após a revitalização, ganhou uma unidade do Suplicy Cafés. Neste ano, o Farol Santander também inaugurou o Bar do Cofre SubAstor, o Boteco do 28 e a Cozinha do 31, em andares dedicados à gastronomia.

Atualmente, o Farol Santander promove as mostras “ETNOS – faces da diversidade” e “Contemporâneo, sempre“, ambas em cartaz até 5 de janeiro de 2020. Os ingressos saem a R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada).

São Paulo é terra de cultura (e nós podemos provar isso): 

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.