Machado de Assis ganha exposição inédita e gratuita no Farol Santander

"Machado de Assims"dá vida às diversas fases do escritor brasileiro

Por: Redação

Até 12 de dezembro de 2019

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 9h às 20h

Grátis

A literatura nacional vive! Um dos maiores escritores brasileiros, Machado de Assis, colore o hall do Farol Santander SP em uma exposição gratuita que reúne as incontáveis faces e fases da vida e obra do homem que imortalizou suas palavras.

Intitulada “Machado de Assims“, a mostra traça uma linha histórica do escritor, desde o menino órfão que vendia doces na infância, até se tornar um dos maiores nomes da literatura nacional, conhecido por seu profundo envolvimento com questões sociais.

Machado de Assis foi retratado em inúmeras pinturas!
Créditos: Divulgação
Machado de Assis foi retratado em inúmeras pinturas!

“Machado de Assims”

Com curadoria de Marcello Dantas e um total de 75m² de área expositiva, a exposição foi arquitetada entre duas enormes vírgulas, com direito à uma biblioteca imaginária formada por milhares de livros que podem ser manipulados no local!

Durante a visita, é possível viajar por livros de Machado de Assis, de diversas edições, épocas e tradução em diferentes idiomas, conhecendo fases distintas da trajetória machadiana, da juventude romântica à maturidade realista, em um mix de poemas, crônicas, peças de teatro, romances e contos consagrados.

“A proposta passa por explorar aspectos pouco conhecidos da figura de Machado de Assis. Então mostrar um personagem gigante por lados inusitados, daí o título trocar o sobrenome Assis por Assims, ou seja, de outros jeitos ou modos de ver” conta o curador.

Entre os destaques de “Machado de Assims”, estão edições raras dos livros “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dez Contos”, ilustradas por dois dos maiores artistas visuais brasileiros do século XX: Cândido Portinari e Antônio Henrique Amaral.

Na edição de Henrique Amaral, projeções dão movimentos às gravuras que retratam cenas e cenários das histórias de “Dez Contos”, interpretados pelo olhar lírico do artista.

Livro “Dez Contos” | Ilustração de Antonio Henrique Amaral
Créditos: Divulgação
Livro “Dez Contos” | Ilustração de Antonio Henrique Amaral

Já que a exposição rola no Farol Santander, não poderiam faltar experiências imersivas, certo? Na mostra, duas imagens históricas ganham animação com inteligência artificial. Inspiradas no conto “A cartomante”, as animações mostram o Bruxo do Cosme Velho falando palavras que um dia ele escreveu, deleitando os visitantes com pílulas de sabedoria machadiana.

Em outro jogo interativo, o público pode brincar de correlacionar trechos dos livros com cartões-postais do Rio de Janeiro, lugar onde Machado de Assis nasceu e de onde quase nunca saiu.

“Machado de Assims” também expõe imagens raras, uma delas, destaca a atuação do autor junto ao processo abolicionista do Brasil, como testemunha ativa desse marco na história nacional. A fotografia foi capturada em uma missa campal realizada em 17 de maio de 1888, no Rio de Janeiro.

Curadoria: Marcello Dantas

Marcello Dantas é o nome por trás de algumas das principais mostras de arte no Brasil, entre elas “Ai Weiwei – Raiz”, na Oca do Ibirapuera, a maior mostra já realizada sobre a obra do artista chinês, premiada pela APCA como melhor exposição internacional de 2018.

Dantas também assinou a concepção do Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo; o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, no Piauí; e o Museu do Caribe, na Colômbia.

No Farol Santander, foi curador das exposições “Saramago – os pontos e a vista”, “Hebe Eterna” e, atualmente, “ETNOS, faces da diversidade“.

O Farol Santander

Um amor chamado: Farol Santander! A parada obrigatória pros fãs de rolês culturais já recebeu mais de 800 mil pessoas e 12 exposições rotativas em seus 18 andares dedicados à arte.

Farol Santander é uma parada obrigatória em SP!
Créditos: Natã Romualdo - Pexels
Farol Santander é uma parada obrigatória em SP!

As visitas começam pelo hall do térreo e seguem até o mirante do 26º andar que, após a revitalização, ganhou uma unidade do Suplicy Cafés. Neste ano, o Farol Santander também inaugurou o Bar do Cofre SubAstor, o Boteco do 28 e a Cozinha do 31, em andares dedicados à gastronomia.

Atualmente, o Farol Santander promove as mostras “ETNOS – faces da diversidade” e “Contemporâneo, sempre“, ambas em cartaz até 5 de janeiro de 2020. Os ingressos saem a R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada).

São Paulo é terra de cultura (e nós podemos provar isso):