Exposição gratuita no Rio celebra os 60 anos da Bossa Nova

Músicas e registros contam a história do movimento na mostra 'Bossa 60, Passo a Compasso', em cartaz no Espaço Cultural BNDES

Até 06 de setembro de 2018

Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta

Das 10h às 19h

Grátis

Site: bndes.gov.br

Telefone: 0800 702 6337

A Bossa Nova está fazendo aniversário! Para celebrar os 60 anos do movimento da MPB consagrado por nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, o Espaço Cultural BNDES, no Rio, apresenta a exposição ‘Bossa 60, Passo a Compasso’. E quem ganha o presente é o público, que não paga para visitar!

Exposição ‘Bossa 60, Passo a Compasso’ celebra os 60 anos da Bossa Nova no Espaço Cultural BNDES
Créditos: Acervo Instituto Tom Jobim/Divulgação
Exposição ‘Bossa 60, Passo a Compasso’ celebra os 60 anos da Bossa Nova no Espaço Cultural BNDES

Idealizada por Valéria Machado Colela e com curadoria do jornalista e crítico musical Tárik de Souza, a mostra traça as mudanças que a Bossa Nova trouxe na interpretação, ritmo, temáticas e estilo na música brasileira, atreladas ao contexto histórico das últimas seis décadas no país e no mundo. A exposição privilegia a experiência sonora, com ilhas de conteúdo musical distribuídas pelo espaço, onde convergem talentos consagrados e novos do movimento, além de ícones de outras correntes influenciados por ele.

“Chega de Saudade”, canção escrita por Vinicius e Tom, foi gravada por João Gilberto em 1958 e é considerada um dos marcos inaugurais do gênero.

O percurso da mostra é pontuado por tópicos. O visitante tem contato ainda com a cronologia da Bossa Nova, desde seu início até os dias atuais, imagens da época, letras e novas linguagens vocais. Através das músicas e registros, são esmiuçadas as transformações ocorridas no país, em paralelo com o Cinema Novo e o teatro de vanguarda, as artes plásticas e a literatura.

‘Bossa 60, Passo a Compasso’ fica em cartaz até o dia 6 de setembro e pode ser vista de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 19h. O público ainda tem a chance de participar de visitas guiadas: de segunda a sexta, às 12h30, e às quartas e quintas, às 18h15.