Últimas notícias:

Loading...

Maestro João Carlos Martins ganha exposição gratuita na Paulista

Mostra inédita celebra a trajetória de um dos maiores nomes da música clássica brasileira! Saiba tudo e aproveite:

Por: Redação

Até 26 de setembro de 2021

Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 13h às 20h (o agendamento no site é obrigatório)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

A Avenida Paulista é o endereço da mostra que conta a trajetória do aclamado pianista e maestro João Carlos Martins. Um dos nomes mais importantes da música clássica nacional, esse grande artista desafia as próprias limitações e não cansa de fazer música! Vem saber mais…

João Carlos Martins mostra
Crédito: Karim Kahn /Assessoria Sesi-SP e Centro Cultural FiespMaestro e pianista João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século 20

O Centro Cultural Fiesp inaugura a exposição inédita “João Carlos Martins: 80 Anos de Música”. A atração celebra o renomado pianista, que comemora 81 anos em junho. Martins é também regente da Bachiana Filarmônica Sesi-SP.

A exposição fica em cartaz entre 16 de junho e 26 de setembro, de quarta-feira a domingo, das 13h às 20h. A entrada é gratuita, mas é preciso realizar o agendamento no site do Sesi.

A visita à Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp é uma imersão na vida e na obra do pianista, regente e homem público João Carlos Martins. O som de uma orquestra afinando seus instrumentos é a porta de entrada para inúmeras fotos, vídeos, textos, publicações, reportagens, filmes e documentários.

Segundo Jorge Takla, curador e diretor artístico da mostra, o material sobre a carreira do pianista no exterior é vasto e pouco divulgado. João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século 20 pela crítica internacional. O grande desafio da curadoria foi levar a música para o museu.

João Carlos Martins na Bulgária
Crédito: Acervo Pessoal /Assessoria Sesi-SP e Centro Cultural FiespJoão Carlos Martins em apresentação na Bulgária

A sala “Pianista” tem corredores musicais, que abrangem a carreira de João Carlos entre os anos de 1940 à 2003. Já na sala “Maestro”, o público tem contato com a determinação de um homem que optou pela vida e pela música.

Na “Sala do Piano”, uma holografia do pianista João Carlos Martins conversa com o público e toca músicas que foram memoráveis em sua carreira. Na “Sala da Orquestra”, a interatividade permite que os visitantes tenham a oportunidade de reger uma sinfônica como maestros.

A atuação do maestro nas áreas social e educacional também é apresentada na mostra. João Carlos Martins realiza ações de formação musical junto a jovens carentes e periféricos. Em parceria com o Sesi-SP, foram criados projetos relevantes de capacitação e introdução à música clássica.

Em outra sala, a exposição aborda a luta do regente contra problemas físicos desde a infância. Ao todo, João Carlos já se submeteu a 24 cirurgias para tratar da Distonia Focal, distúrbio neurológico caracterizado por movimentos e posturas musculares anormais.

Há ainda exibições de vídeos curtos, com passagens de suas apresentações, depoimentos de Martins e de várias celebridades, além de filmes e entrevistas nacionais e internacionais que documentam histórias e memórias.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Legal, né? Aproveite e faça outros rolês por SP, com toda a segurança: