0800: exposição fotográfica retrata a herança africana do Brasil

Exposição de fotografia retrata a vida cotidiana e o sincretismo religioso das práticas e costumes culturais afro-brasileiros
Até
14
de outubro 2018
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Das 12h às 19h

Centro Cultural

Por: Redação | Comunicar erro

'Kilombo – A África Que Habita em Nós' apresenta 32 registros da fotógrafa boliviano-americana Maria Daniel Balcazar no CCJF

A vida cotidiana e o sincretismo religioso das práticas e costumes culturais afro-brasileiros foram retratados pela fotógrafa boliviano-americana Maria Daniel Balcazar, que agora apresenta seu trabalho na exposição fotográfica “Kilombo – A África Que Habita em Nós”, no CCJF (Centro Cultural Justiça Federal). A mostra tem entrada gratuita

Exposição 'Kilombo - A África que habita em nós'
Crédito: Maria Daniel BalcazarExposição de fotografia retrata a vida cotidiana e o sincretismo religioso das práticas e costumes culturais afro-brasileiros

Captados sob um olhar afetivo da artista durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, pela Bahia e por Minas Gerais, 32 registros resgatam a herança africana no Brasil. São imagens do cotidiano em favelas, quilombos, terreiros, procissões, cemitérios, na lavoura e no samba, entre outros locais onde populações e comunidades de afrodescendentes vivem e se reúnem.

Exposição 'Kilombo - A África que habita em nós'
Crédito: Maria Daniel BalcazarRegistros foram feitos pela fotógrafa Maria Daniel Balcazar em procissões, favelas, quilombos, terreiros, entre outros locais

A mostra, que tem curadoria de Vivian Faingold, traduz a profunda admiração e respeito de Maria Daniel Balcazar pela cultura afro-brasileira e sua força de resistir e transcender. No dia 15 de setembro, a fotógrafa encontra o público para uma visita guiada, a partir das 16h.

“Kilombo – A África Que Habita em Nós” fica em cartaz até o dia 14 de outubro, de terça a domingo, das 12h às 19h. Depois, segue para Nova Iorque.

Compartilhe:

Tags: #Exposição #Exposição De Fotos #Exposição fotográfica #Exposições gratuitas #Grátis #Mostra
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
03:00
Casa das Rosas: uma viagem no tempo na Avenida Paulista
Tem um cantinho histórico na Avenida Paulista, que é uma verdadeira viagem no tempo. Além de ser uma das construções mais …
2
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
3
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
4
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
5
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
6
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
7
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
8
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …