Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Mostra exibe obras impressionantes de Leandro Erlich no CCBB RJ

Exposição “A Tensão” reúne 20 trabalhos em grandes proporções do artista argentino, conhecido por deslocar objetos de seus lugares habituais

Por: Redação

O surpreendente trabalho do artista argentino Leandro Erlich, conhecido por criar obras que brincam com a percepção de quem as contempla, pode ser conferido na exposição “A Tensão”, que ocupa o CCBB Rio de Janeiro entre os dias 5 de janeiro e 7 de março.

A mostra é gratuita e pode ser conferida todos os dias (exceto às terças-feiras), das 9h às 20h. Retire seu ingresso aqui. Você não vai perder, né?

Exposição Leandro Erlich
Crédito: Guyot/Ortiz - divulgação - site da Agência GaloVocê vai poder conferir a famosa obra da piscina nessa exposição irada de Leandro Erlich

Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra reúne 20 obras e instalações que criam ilusões no visitante e subvertem a realidade ao deslocar objetos e elementos arquitetônicos de seus lugares-comuns, ou seja, dos locais que costumamos encontrá-los em nosso dia a dia.

De acordo com o curador, as obras de Leandro Erlich são estruturadas no mecanismo da dúvida. Assim, “o que nossos olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece”, diz no material de divulgação. E o próprio nome da mostra, “A tensão”, que soa como a palavra “atenção”, se lido rapidamente, sugere essa brincadeira com a percepção dos visitantes.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


O que você encontra por lá?

Entre os destaques, está a famosa “Swimming Pool” (ou “Piscina”, em português”), instalada na rotunda do CCBB Rio de Janeiro. A obra, que pode ser conferida tanto por quem está fora dessa piscina como por quem está dentro dela, cria uma sensação visual absurda.

Se você a contempla do lado de fora, vê os outros visitantes mergulhando na piscina, com roupa e tudo. E, se você estiver na parte de dentro, vai observar as outras pessoas distorcidas, como se você estivesse dentro d’água mesmo.

Crédito: Guyot/Ortiz - divulgação - site da Agência GaloEm “Classroom” você vê sua imagem refletida como se fosse um fantasma

Outra atração é a instalação “Classroom”, uma sala de aula vazia que é separada dos visitantes por um vidro. Ao entrar no espaço expositivo, sua imagem é refletida nesse vidro de forma fantasmagórica, como se só a sua alma estivesse nessa escola abandonada e sinistra.

Ainda há paisagens projetadas em falsas janelas, um barco e um elevador flutuantes, um salão de cabelereiro onde você enxerga a imagem de outra pessoa através do espelho e vários outros trabalhos incríveis.

Um pouquinho sobre Leandro Erich

Nascido em 1973, Leandro Erlich confecciona suas obras em ateliês em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai. Ele é conhecido no mundo todo por essas criações que exploram o limite entre a realidade e a ilusão.

Crédito: Guyot/Ortiz - divulgação - site da Agência GaloEm “Hair Salon”, você vê outra pessoa refletida na sua imagem nesse salão de cabelereiro

De acordo com o próprio artista, o que o motiva a desenvolver esse trabalho é transformar elementos que as pessoas acreditam que não podem ser transformados, convidando-as a imaginar a realidade de maneira diferente.

E Erlich também tem toda a preocupação de adaptar as obras para os espaços expositivos que elas ocupam, de modo que elas possam ser percebidas de maneira única em cada lugar.

Ele já teve várias exposições individuais em cidades como Nova York (EUA), Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Paris (França) e Seul (Coreia do Sul) e Tóquio (Japão). Aqui no Brasil, já participou de grandes eventos, como a 26ª Bienal de São Paulo e a 1ª Bienal do Mercosul.

Quer mais rolés no RJ? Dá uma olhada nestes aqui: