Exposição ‘Alma do Mundo’ celebra 500 anos de Leonardo da Vinci

Mostra 0800 na Biblioteca Nacional reúne 78 obras, entre desenhos, gravuras, livros, fósseis e vídeos sobre o gênio renascentista

Por: Redação
Até
28
de fevereiro 2020
Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
Às segundas-feiras, das 12h às 17h; de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos sábados, das 10h30 às 14h30

Pintor, inventor, escultor, matemático, arquiteto e cientista, o italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) é um dos maiores mestres do Renascimento e seus estudos influenciam até hoje o desenvolvimento científico da humanidade.

Para celebrar todo esse legado, a Biblioteca Nacional recebe a exposição “Alma do Mundo – Leonardo 500 anos”, com obras raras, livros, vídeos, trabalhos de novos artistas que dialogam com esse gênio e muito mais. E o melhor: é TUDO 0800!

Autorretrato de Leonardo da Vinci
Crédito: Divulgação -Biblioteca NacionalO autorretrato de Leonardo da Vinci é uma das obras em destaque na exposição

Com curadoria de Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letas e estudioso da obra de Da Vinci, a mostra teve forte influência do livro “A Divina Proporção”, de Luca Pacioli, que aborda a questão da tridimensionalidade com 60 ilustrações do próprio mestre renascentista.

Esse livro do século 15 foi restaurado recentemente e está entre as 70 obras do acervo da Biblioteca Nacional que foram trazidas por D. João em 1808, com a chegada da Família Real ao Brasil.

A proposta da exposição é apresentar ao público um lado menos conhecido de Da Vinci, relacionando seus estudos e obras com a geometria fractal contemporânea, a matemática dos fluxos e a técnica de conservação de cadáveres.

Gravura que reproduz o quadro A Última Ceia de Leonardo Da Vinci
Crédito: Divulgação -Biblioteca NacionalA exposição “Alma do Mundo – Leonardo 500 Anos” reúne 78 obras, entre gravuras, ilustrações, vídeos e outros materiais sobre o gênio Renascentista

Um vídeo do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), por exemplo, apresenta como a tela da “Monalisa”, a partir de movimentos lentos baseados em princípios matemáticos de fluxos, vai se transformando em um sapo e em várias outras figuras.

Já o Instituto Fractarte de São Paulo apresenta vídeos brilhantes de explosões fractais, resultado de um cálculo de mais de 10 trilhões de sinais. Isso se relaciona à obra de Leonardo porque ele imaginava uma espécie de fim do mundo a partir de uma grande explosão.

estudo de simetria para A Monalisa de Leonardo da Vinci
Crédito: Divulgação -Biblioteca NacionalA exposição sobre Leonardo Da Vinci foi inspirada no livro “A Divina Proporção”, de Luca Pacioli, que aborda a questão da tridimensionalidade na obra do renascentista

Outras atrações são fósseis humanos plastinados, trazidos do Museu de Ciência e de Vida da Universidade Federal do Espírito Santo, que evidenciam os estudos de anatomia dos quais Da Vinci foi precursor e revelam a relação entre arte e ciência.

A exposição ainda exibe obras de artistas contemporâneos que dialogam de diferentes maneiras com o trabalho do renascentista, como Israel Pedrosa, Roberto Moriconi, Wesley Duke Lee, Pietrina Cecchaci, Ana Maria Maiolino, Angelo Venosa, Nazareno, Valtercio Caldas e Amador Perez.

Estudo para engenhoca inventada por Leonardo Da Vinci
Crédito: Divulgação -Biblioteca NacionalA exposição é gratuita e fica em cartaz até fevereiro de 2020

A exposição “Alma do Mundo – Leonardo 500 anos” pode ser conferida gratuitamente até 28 de fevereiro de 2020, com visitação às segundas, das 12h às 17h; de terça a sexta, das 10h às 17h; e aos sábados, das 10h30 às 14h30 (entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento.

1
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
2
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
3
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
4
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
5
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
6
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …
7
03:09
O que você precisa saber sobre o incrível Cine Passeio em Curitiba
Inaugurado em março de 2019, o cinema de rua vem pra resgatar aquela coisinha gostosa de poder assistir um cinema …
8
03:49
Exposição de Leonardo da Vinci no novo MIS Experience em SP
São Paulo tem um novo espaço cultural para chamar de seu: o MIS Experience, que inaugura com a mega exposição …