Últimas notícias:

Loading...

Exposição ‘Microcosmos’ olha para o futuro com otimismo

Mostra do fotógrafo Jorge Sato em cartaz na Biblioteca Mário de Andrade ressignifica o cotidiano a partir dos sonhos

Por: Redação

Até 20 de outubro de 2021

Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta

De segunda a sexta, das 9h às 17h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Site: bma.sp.gov.br

Telefone: (11) 3775-0002

Em meio ao caos de uma pandemia, o fotógrafo paulista Jorge Sato resolveu adotar uma postura otimista. Assim surgiu o projeto “Microcosmos”, que se transformou em uma exposição gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.

exposição Microcosmos, Biblioteca Mário de Andrade
Crédito: Jorge Sato/ Divulgação/ Assessoria de Imprensa Ana Luiza Ponciano Com “Microcosmos”, Jorge Sato busca dar um conforto ao público

O artista registrou seu universo anterior, como suas angústias, de maneira a provocar uma sensação de conforto no público. Para isso, explorou elementos que remetessem ao mundo sonhos, ressignificando os objetos cotidianos. Assim, é possível contemplar a Via Láctea dentro de uma xícara de café ou mesmo moléculas em um recipiente com álcool em gel.

Há outras associações mais abstratas, como gotas do chuveiro retratando uma pintura expressionista ou o movimento das bolhas de um antisséptico simbolizando uma relação espiritual de admiração aos fenômenos da natureza, como a chuva. Tudo pode ser visto até o dia 20 de outubro, de segunda à sexta, tas 9h às 17h.

Para causar um impacto ainda maior no público, essas imagens foram impressas em grandes formatos, provocando uma imersão poderosa. São 16 fotos, entre as quais cinco estão em lambes gigantes, de 2x3m, seis em quadros Fine Art, de 0.8 x 1.20m, e cinco em tecidos, de 1×1.5m. Além disso, há um curta que detalha outros aspectos do projeto.

A escolha dos lambe-lambes não foi aleatória. Em “Micrososmos”, Sato também quis demonstrar que tudo é efêmero, inclusive a situação de isolamento social. Era uma forma de olhar para o futuro com otimismo, criando esperança por dias melhores.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Gostou da exposição “Microcosmos”? Então aproveite e veja outros rolês legais por SP: