Exposição no MIS revela contrastes do Carnaval no Rio de Janeiro

Mostra de Lorenzo Scavone faz parte do projeto ‘Nova Fotografia’, um espaço permanente para exibir trabalhos de fotógrafos talentosos

Por: Redação

Até 21 de outubro de 2018

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 9h às 20h.

Grátis

Site: mis-sp.org.br

Telefone: (11) 2117-4777

Barulho e silêncio, multidão e isolamento e outros contratastes do Carnaval no Rio de Janeiro marcam a exposição “RIOS”, de Lorenzo Scavone, em cartaz no MIS – Museu da Imagem e do Som até 21 de outubro. A visitação acontece de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 9h às 20h, com entrada grátis.

Ensaio “RIOS”, de Lorenzo Scavone, foi feito no Carnaval de 2016 no Rio de Janeiro
Créditos: "Arco - Trave" - Lorenzo Scavone - divulgação
Ensaio “RIOS”, de Lorenzo Scavone, foi feito no Carnaval de 2016 no Rio de Janeiro

Composto por nove imagens – oito delas exibidas aos pares -, o ensaio foi feito durante o Carnaval de 2016 na Cidade Maravilhosa e apresenta um olhar subjetivo e abstrato para a capital carioca durante a festa. Enquanto a folia toma conta das ruas, cenários habitualmente movimentados, como a própria praia, aparecem vazios e solitários.

As pessoas, objetos e paisagens têm a mesma importância na composição das imagens. A ideia é buscar uma harmonia visual em todo esse contraste enquanto o fotógrafo se torna um observador. Os pares de imagens não só revelam os opostos na cidade como apresentam elementos que se complementam ou provocam uma dissociação.

Exposição revela os cenários opostos da Cidade Maravilhosa durante o Carnaval
Créditos: "Chegadas" - Lorenzo Scavone - divulgação
Exposição revela os cenários opostos da Cidade Maravilhosa durante o Carnaval

A mostra é a quarta atração de 2018 do projeto “Nova Fotografia”, um espaço permanente no MIS-SP dedicado a obras de fotógrafos promissores, distintos pela qualidade e inovação em seu trabalho. Criado em 2011, o programa escolhe seis séries de imagens por ano a partir de um edital de convocação.

Filho de fotógrafo, Lorenzo Scavone cresceu em um estúdio fotográfico. Ele se formou em direção cinematográfica em 2017, na Academia Internacional de Cinema em São Paulo.