Últimas notícias:

Loading...

Exposição ‘Pelé 80’ narra a trajetória do Rei do Futebol ⚽

Mostra no Museu do Futebol tem fotos históricas, depoimentos de artistas, jogos interativos, animações e muito mais!

Ouça este conteúdo

Vida longa ao Rei! O nosso eterno Pelé, um dos maiores craques do esporte no século 20, completou 80 anos e nos deu mais um presentão. Trata-se da exposição lúdica e interativa “Pelé 80 – O Rei do Futebol”, que reabre o Museu do Futebol, em SP.

A mostra pode ser conferida até 15 de abril de 2021, com visitação de quinta-feira a domingo, das 13h às 19h. Os ingressos custam até R$20 e podem ser comprados aqui.

Pelé 80 - O Rei do Futebol - Museu do Futebol
Crédito: Divulgação - Site do Museu do FutebolTire muitas selfies com essa caricatura gigante do Rei Pelé

#DicaCatraca: leve o celular com bateria carregada, pois parte das experiências interativas da mostra são controladas por esse dispositivo – e você vai querer tirar muitas selfies!

Com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia, a mostra é uma viagem por toda a trajetória de Edson Arantes do Nascimento – nome real dessa lenda do futebol brasileiro. A ideia é mostrar como o rei construiu sua imagem diante do mundo inteiro e virou rapidamente um ícone pop.

Crédito: Divulgação - Site do Museu do FutebolA mostra “Pelé 80 – O Rei do Futebol” tem várias instalações interativas

Essa brilhante carreira é contada por meio de animações, instalações e 444 fotografias históricas, que retratam a vida do jogador desde os primeiros anos no município de Três Corações, no interior Minas Gerais.

As imagens também revelam marcos importantes para o atleta como a conquista na Copa do Mundo de 1958; os 18 anos de Pelé jogando no Santos Futebol Clube; a consagração definitiva no Mundial de 1970 e o último jogo pelo time Cosmos, em Nova York, nos Estados Unidos.

Logo na entrada, uma caricatura gigante de Pelé recebe o público e convida-o para tirar muitas fotos antes de seguir para a sessão de um filme criado pelo curador da mostra.

Pelé 80
Crédito: Divulgação - Site do Museu do FutebolMC Kevinho conta a história desse grande craque na exposição

Um dos destaques é a instalação “Pelé Menino”, na qual um ator que interpreta o Pelé fala com o público sobre a infância do jogador. Entre as telas da sala, há uma caixa de engraxate, que simboliza os anos de pobreza vividos pelo homenageado.

Você conhece a história do Rei de forma bem divertida na performance “Kevinho e o Rei”, na qual MC Kevinho canta a trajetória de Pelé em ritmo de funk.

Já o “Quiz Game Pelé Eterno” é um jogo virtual apresentado pelo humorista Marcelo Adnet que desafia os visitantes a responder questões sobre a carreira do jogador a partir de trechos do filme “Pelé Eterno” (2004), de Aníbal Massaini.

E, na instalação “Grandes Jogadas”, você pode escolher assistir às análises em vídeo dos 10 gols mais famosos de Pelé!

Há, ainda, a seção “O Brasil Ama o Rei Pelé”, com depoimentos de 35 celebridades fãs desse fera, como o desenhista Maurício de Souza, os músicos Chico Buarque, Samuel Rosa e Zeca Baleiro, o técnico Tite, a jogadora Marta, os jornalistas Pedro Bial e Caco Barcellos, entre outros.

Viste a mostra “Pelé 80” com segurança

Assim como todos os museus e centros culturais que reabriam na fase verde da quarentena, o Museu do Futebol segue protocolos de segurança sanitária que devem ser respeitados por todos os visitantes. O uso de máscara de proteção é obrigatório para todes, e, antes de entrar no espaço, você terá a temperatura medida. Respeite a distância de 1,5 metro entre as pessoas indicada pela sinalização no chão.

Além disso, o museu colocou tapetes sanitizantes e secantes logo na entrada e disponibiliza álcool em gel 70% em vários espaços. E os serviços de limpeza e higienização foram intensificados. Não é permitido o consumo de alimentos ou bebidas dentro da instituição.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Quer mais exposições para curtir em SP? Olhe só estas dicas:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.

Compartilhe: