Exposição relembra o passado e exibe fotos do Rio antigo no Porto

Por: Redação | Comunicar erro

Para provar que Rio de Janeiro também é capital de arte, a partir de 7 de outubro, nasce na Zona Portuária a Galeria Novocais. Com dois andares e mais de 300m², o espaço inaugura a mostra permanente “Porto Cidade – a memória do lugar”, que apresenta mais de 600 fotografias nostálgicas do Rio antigo nos anos 1800 a 1980. Os ingressos são inteiramente Catraca Livre.

A Galeria permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; e sábados, das 11h às 16h. O local fica pertinho das estações Cordeiro da Graça (sentido Rodoviária) ou Equador (sentido Santos Dumont).

A fim de traçar uma linha do tempo histórica, “Porto Cidade – a memória do lugar” reúne imagens do Porto, Morro da Providência, Morro da Conceição, Santo Cristo, Gamboa, Saúde e Centro. O acervo conta com obras vindas do Instituto Moreira Salles (IMS), Museu da Imagem e do Som (MIS), Jornal O Globo, Jornal do Brasil, Arquivo Geral da Marinha e Biblioteca Nacional.

No mezanino, dois importantes personagens cariocas são homenageados: por meio de três salas interativas, o compositor brasileiro Ernesto Nazareth, autor de “Odeon”, é relembrado por meio de gravações, vídeos e partituras que transiram entre as músicas popular e erudita.

Já a sala Sebastião Pires – Em busca do tempo perdido, apresenta clicks de um fotógrafo pouco conhecido do público, porém mega conhecido no Morro da Providência e Morro do Pinto. Suas fotografias retratam moradores cariocas dos anos 1940 a 1970, seja em datas comemorativas ou no dia a dia de sempre.


O Rio é arte também! 

Compartilhe:

1 / 8
1
03:00
Casa das Rosas: uma viagem no tempo na Avenida Paulista
Tem um cantinho histórico na Avenida Paulista, que é uma verdadeira viagem no tempo. Além de ser uma das construções mais …
2
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
3
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
4
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
5
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
6
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
7
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
8
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …