Rainha do rock! Rita Lee ganha exposição inédita no MIS SP

Mostra reúne lembranças guardadas pela artista ao longo dos seus 50 anos de trabalho com a música. Saiba tudo:

Até 20 de fevereiro de 2022

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 10h às 18h (venda e reserva de ingressos acontece somente online)

Site: mis-sp.org.br

Telefone: (11) 2117-4777

A rainha Rita Lee ganha uma exposição histórica no MISMuseu da Imagem e do Som, em São Paulo. Com curadoria de seu filho, João Lee, a mostra fica em cartaz até o dia 20 de fevereiro de 2022, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada), mas você pode garantir entrada gratuita de terça a sexta-feira, das 10h às 11h30 – basta comprar/reservar seu ingresso online.

Exposição sobre Rita Lee tem curadoria do filho da artista, João Lee
Créditos: Guilherme Samora/ divulgação/ Casa do Bom Conteúdo
Exposição sobre Rita Lee tem curadoria do filho da artista, João Lee

Com diretoria artística de Guilherme Samora, grande estudioso do legado cultural de Rita Lee, a mostra reúne lembranças guardadas pela artista ao longo dos seus 50 anos de envolvimento com a música.

E João Lee olhou para todo esse material com muito carinho, a fim de definir quais são os momentos mais emblemáticos da carreira da mãe e presentear o público com particularidades dessa trajetória, além de compartilhar aspectos inéditos da vida particular dela. Bora saber mais detalhes?

Uma explosão de cores, de música e de alegria. Assim pode ser descrita a exposição da Rita Lee no MIS SP!
Créditos: André Velozo / Primeira Página Assessoria
Uma explosão de cores, de música e de alegria. Assim pode ser descrita a exposição da Rita Lee no MIS SP!

Entre os destaques da exposição, estão as manequins feitas uma a uma, reproduzindo o rosto e as poses emblemáticas da artista, com uma precisão surreal e excelente interpretação artística!

O encontro e o amor de Rita e Roberto de Carvalho; a repressão da ditadura (Rita é a compositora mais proibida, segundo dados da época) e a prisão; a família; a causa animal e obras de arte da Rita também têm destaque.

O estúdio é um caso à parte! Nessa ala, uma estrutura de áudio promove uma experiência imersiva aos visitantes. Ultrapassando a reprodução de som da maneira convencional, a sala proporciona uma escuta similar à vida real, com sons acima, abaixo, aos lados, na diagonal, em toda sua volta. Caixas de som foram perfeitamente posicionadas para que o público possa escutar algumas de suas obras como nunca: vindas de todas as direções!

O amor entre Rita Lee e Roberto de Carvalho é tão grande que o casal tem uma ala especial!
Créditos: André Velozo / Primeira Página Assessoria
O amor entre Rita Lee e Roberto de Carvalho é tão grande que o casal tem uma ala especial!

Outro detalhe especial – e que leva a exposição a outro nível – é a visita guiada pela própria Rita Lee. Através de QRCodes, os visitantes podem ouvi-la contando sobre alas, peças e histórias… Emocionante, né?

Partiu exposição?
Créditos: André Velozo / Primeira Página Assessoria
Partiu exposição?

Um pouquinho de história…

Nascida em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee é uma multiartista, além de ser considerada uma das mulheres mais influentes do Brasil! Cantora, compositora, instrumentista, atriz, escritora e ativista pelo direito dos animais, ela se tornou a quarta artista mais bem-sucedida do Brasil, com mais de 55 milhões de discos vendidos.

Consagrada como a rainha do rock, Rita Lee também passeou por vários estilos musicais, como psicodelia, pop rock, disco, new wave, MPB, bossa nova e até sonoridades eletrônicas.

Ex-integrante dos grupos Os Mutantes (1966-1972) e Tutti Frutti (1973-1978), a artista, que também se destacou na carreira solo, participou e protagonizou importantes revoluções no mundo da música e da sociedade.

Inclusive, o álbum “Fruto Proibido”, lançado em 1975 com a banda Tutti Frutti, é considerado um marco no rock nacional! Ouça:

Suas canções marcaram história e se transformaram em clássicos! “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Agora Só Falta Você”, “Baila Comigo”, “Banho de Espuma”, “Desculpe o Auê”, “Erva Venenosa”, “Amor e Sexo”, “Reza”, “Flagra” e “Doce vampiro” povoam o imaginário nacional há muito tempo.

Confira outras dicas lindas e culturais: