Últimas notícias:

Loading...

Faça um mergulho sensorial na arte de Tim Burton em exposição na OCA

A mostra celebra os 13 anos de lançamento do livro "A Arte de Tim Burton" e tem o desafio de tornar interativos aqueles desenhos repletos de fantasia

Por: Redação

Até 14 de agosto de 2022

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De terça a domingo, das 9h às 21h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Site: funarte.gov.br

Telefone: (21) 2265-9933

Entre os dias 8 de maio e 14 de agosto, a OCA se transforma em um território gótico, fantasioso e um tanto sombrio. Mas não precisa ficar com medo! É só porque é quando fica em cartaz uma megaexposição sobre o cineasta, produtor, roteirista e ilustrador Tim Burton.

A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton
Crédito: Reprodução @artedetimburton InstagramExplore o universo de Tim Burton em exposição interativa

Totalmente imersiva e tecnológica, a mostra celebra os 13 anos de lançamento do livro “A Arte de Tim Burton”, obra composta por 434 páginas repletas de ilustrações do acervo pessoal do artista e de conceitos visuais de muitos de seus filmes. Veja só:

A ideia é fazer o público se aprofundar nos pensamentos desse criador, quase que habitando as paisagens oníricas desenvolvidas por ele. Para isso, a exposição foi dividida em 14 salas, como as 14 partes do livro, cada qual dedicada a um tema, com expografia, cenografia e tecnologia próprias.

Espere por sensações únicas provocadas por recursos audiovisuais diversos – desde projeções em tecido e teatro de sombras até distorções, espelho mágico, realidade virtual (VR) e cinema 3D!

A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton
Crédito: Reprodução @artedetimburton InstagramA dupla de artistas Mirella e Muep construiu uma caixa onde os monstrinhos de Tim Burton estão guardados

De acordo com Leo Rea Lé, responsável pela concepção e direção geral do projeto, ao lado de Naum Simão, o grande desafio da mostra “A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton” foi transformar um objeto tridimensional que só pode ser apreciado de uma mesma forma, passando as páginas da esquerda para a direita (livro), em algo imersivo, capaz de extrapolar o espaço e provocar diferentes reações no público.

E isso só foi possível graças a um super trabalho em equipe. Cerca de 110 pessoas se envolveram direta e indiretamente na realização do projeto. Entre os nomes de destaque estão Rodrigo Gontijo, expert em instalações multimídia; Paulo Beto, designer de som; a dupla formada pela designer de luz Mirella Brandi e o designer de som Muep; e Murilo Kammer, arte educador.

A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton
Crédito: Reprodução @artedetimburton InstagramDiz aí se o teatro de sombras não combina demais com o universo de Tim Burton

Ao mesmo tempo, a curadora Jenny He e a designer Holly Kempf  (Tim Burton Productions) acompanharam o processo diariamente, tanto à distância quanto presencialmente. Inclusive, a equipe do cineasta participou de todas as escolhas, como a cor utilizada nas paredes e o tipo de material a ser explorado em cada seção.

O próprio Tim Burton mostrou-se bastante receptivo às propostas e interferiu criativamente para desenvolver as soluções. Não tem como essa exposição ser menos do que incrível, não é mesmo?

Há mais de 50 anos, Tim Burton povoa o imaginário popular com suas criaturas excêntricas, personagens que fogem ao ordinário e visuais sombrios, porém carregados de poesia e delicadeza.

Entre os seus filmes mais icônicos destacam-se “Os Fantasmas se Divertem” (1988), “Edward Mãos de Tesoura” (1990), “Batman: O Retorno” (1992), “O Estranho Mundo de Jack” (1993) e, mais recentemente “Alice no País das Maravilhas” (2010), “Grandes Olhos” (2014) e Dumbo (2019).

Segundo a curadora, a exposição é a mais abrangente antologia da obra do cineasta nas últimas quatro décadas. Você está esperando o que para garantir seu ingresso?

Você sabia que a cidade de São Paulo ganhou uma obra incrível de Tim Burton pintada em uma empena com mais de 2.000m², no centro? O mural está no edifício-garagem Parque 25, situado na rua 25 de Março, 324. Veja:


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Veja outros programas culturais imperdíveis em SP:

 

 

 

 

Compartilhe: