Farkas e outros grandes fotógrafos ganham mostra gratuita no MIS

Direto da Fundação Marcos Amaro para as paredes do Museu da Imagem e do Som (MIS), fotos de consagrados fotógrafos contemporâneos são exibidas na mostra Poder e Sufocamento”, de 15 de agosto a 10 de setembro, com entrada Catraca Livre.

A exposição conta com 22 das mais de 100 fotografias que compõem o acervo da FMA, produzidas por nomes como João Farkas, Tuca Vieira e Claudio Edinger.

Obras de Luiz Garrido, Carlos Vergara e Pedro David foram escolhidas para nortear a mostra, que propõem um olhar sobre momentos de vulnerabilidade social e opressão, apresentando a força da fotografia como instrumento político de liberdade.

Entre os outros fotógrafos escolhidos para a exposição estão Armando Prado, Bruno Veiga, Cássio Vasconcellos, Coletivo Garapa, Iatã Cannabrava, Julio Bittencourt, Marcel Gautherot, Marlene Bergamo e Nelson Kon.

Talvez uma das fotografias mais icônicas é a da favela de Paraísopolis, em que Tuca Veira mostra o contraste entre duas realidades: os prédios luxuosos do Morumbi, com piscinas e quadras, e a comunidade, separadas apenas por um muro. Há mais de 15 anos, a imagem foi publicada na Folha de São Paulo e repercutida no mundo todo, e, agora, desembarca no MIS.


  • Mais fotografia: