Farmleigh, a antiga casa da família Guinness

Por: Catraca Livre
aligncenter size-large wp-image-686847

Esse palácio, podemos dizer assim, tem 31 hectares de extensão e está localizado dentro do Phoenix Park. Ele foi comprado da família Guinness por € 29.2m e 1999 pelo governo irlandês. O local foi cuidadosamente restaurado pelo Office of Public Works (Gabinete de Obras Públicas) e a partir de 2001 foi aberto ao público para visitação, a qual pode ser feita a qualquer dia, pois a casa fica aberta 7 dias por semana. Tour guiados são oferecidos de hora em hora das 10h15 às 16h15. A entrada é gratuita! o/

Imagem via: Pinterest[/img]

A Farmleigh começou sua história como um pequena casa em estilo georgiano construída no século 18. O local foi comprado por Edward Cecil Guinness quando ele se casou com sua prima Adelaide Guinness em 1873. Edward era neto de Arthur Guinness e tornou-se o primeiro Conde de Iveagh em 1919.

O primeiro importante de programa de renovação tomou lugar em 1881 a 1884, o qual ampliou a casa para o oeste, remodelou a existente casa na época e acrescentou um terceiro andar. Em 1896 o Ballroom (salão de festas) foi acrescentado e em 1901 o The Conservatory (a estufa) foi anexado ao Ballroom.

Estando em posse de Arthur Edward Rory Guinness, 4º Conde de Iveagh, quando a casa foi vendida em 1999, o Estado irlandês havia gasto cerca de €52m quando as obras foram concluídas.

aligncenter size-large wp-image-686850

The Dining Room

A porta à esquerda do hall conduz à sala jantar, a qual é mobiliada ao estilo Louis 15. As tapeçarias que ornamental o local foram colecionadas por Edward Cecil Guinness como artigos históricos e incomuns enquanto viajava pela Europa quando jovem.

Imagem via: http://www.farmleigh.ie/TourofFarmleigh/TheDiningRoom/[/img]

The Corridor

Com um pé-direito bem alto, este estreito corredor passa pelo centro da casa, cortando através do hall de entrada e conduzindo da Sala de Estudo, ao oeste, até o Ballromm, ao leste.

aligncenter size-large wp-image-686859

The Boudoir

A entrada principal era originalmente no lado norte da casa, em parte o que é hoje a biblioteca, e esta era provavelmente a recepção onde os convidados jantavam ou se retiravam após o jantar. Por volta de 1873, quando Edward Cecil Guinness comprou a casa, a entrada foi alterada para o sul e este cômodo ficou sendo o hall de entrada.

The Nobel Room e o Blue Drawing Room

O cômodo The Nobel Room celebra as celebra as conquistas de quatro prêmios Nobel que a literatura irlandesa ganhou. Já o Blue Drawing Room é uma ante-sala para o Ballroom. O teto foi copiado do Oval Room, mas teve suas mudanças.

Imagem via: http://www.farmleigh.ie/TourofFarmleigh/TheNobelRoomandtheBlueDrawingRoom/[/img]

 

The Ballroom

É dito por aí que o salão de festas da Fermleigh é um bom exemplo de virada do século em termos de arquitetura. Os convidados da família Guinness não tinham como não se impressionaram tamanha beleza de decoração ao estilo Louis 15. Realmente, foi o cômodo que mais nos chamou a atenção. Não tem como não impressionar com tamanha riqueza de detalhes!

The Conservatory

Do salão de festas, a porta leva à estufa, a qual era usada como forma de extensão de entretenimento. Plantas exóticas ornamentavam o local e mais algumas foram introduzidas pelo Gabinete de Obras Públicas (OPW).

O piso ainda é o original da época em seu estilo tradicional do século 18 com azulejos em modelos octogonais.

Este cômodo foi o que o Gabinete de Obras Públicas encontrou mais dificuldade na hora da restauração, pois ele estava em péssimos condições quando o Estado tomou posse da Farmleigh. Os vidros foram todos trocados e uma nova estrutura de sustentação foi instalada. Como resultado a característica do The Consevatory foi preservada e seu tempo útil de vida cresceu para no mínimo mais 100 anos.

Fountain Lawn

O ponto principal da área de lazer é o vasto gramado atrás da casa que vai até a grande fonte circular com apenas um jato de água. Esta é a visão emoldurada da janela acima da lareira da Nobel Room a qual lindamente conecta o interior da casa com o ornamental interior.

A fonte tem aproximadamente 21 metros de diâmetro e sua base foi realinhada pelo OPW, embora seu sistema hidráulico original ainda está operando normalmente.

The Benjamin Iveagh Library

Essa biblioteca foi acumulada durante a vida do 3º Conde de Iveagh, o Benjamin Guinness (1937 – 1992). Ele era um entusiástico bibliófilo e um astuto colecionador de livros raros, manuscritos e encadernações. A coleção tem mais de 5000 itens e inclui muitos livros irlandeses altamente colecionáveis e manuscritos.

Dentre os históricos manuscritos da coleção está uma cópia do “Topography of Ireland”, por Gerald de Berri, datado de 1280, uma cartilha irlandesa que a Rainha Elizabeth I utilizou para aprender frases em irlandês, assim como o material de arquivo relacionado ao Daniel O’Connell. Os trabalhos impressos incluem muitas impressões antigas da Irlanda e raros periódicos.

A maioria dos escritores irlandeses estão representados na coleção com suas primeiras edições ou edições especiais incluindo as primeiras edições de Ulisses e as As Viagens de Gulliver. Uma força em particular na coleção é a presença de refinadas encadernações irlandesas.

Essa biblioteca carrega alguns dos mais finos exemplos de brochuras do século 18, 19 e 20. A coleção foi recentemente doada para a Marsh’s Library pela família Guinness. Ela ainda será mantida na Farmleigh e permanecerá sob os cuidados do OPW.

Se quiserem saber mais sobre esse palácio, consulte o site oficial da Farmleigh e não deixe de visitar caso você dê uma passadinha por Dublin! :)

Desta vez não temos vídeo porque visitamos o local já faz um tempo e ainda não tínhamos tido a ideia do nosso Canal do Youtube. De qualquer forma, se você ainda não o conhece, inscreva-se já e não perca nenhuma novidade! xD

E quem ainda não curtiu a nossa fanpage no Facebook, não perca tempo, hein? Aproveitando o espaço… o blog cresceu, graças a ajuda e o carinho de vocês! E gostaríamos de agradecer toda a colaboração, direta ou indiretamente dos nossos queridos leitores! Fica aqui o nosso MUITO OBRIGADO e nossa eterna gratidão! <3 E por conta desse crescimento, não poderíamos deixar de criar o nosso próprio Instagram. Se você ainda não segue, é só clicar aqui!

Esperamos que tenham gostado, gente! <3

Beijos!