Farol Santander comemora um ano com novidades na programação

O Farol Santander recebe muitas exposições, três andares de gastronomia e o novo bar do cofre do SubAstor

Por: Redação

Menina, como tempo passa rápido! O Farol Santander completa seu primeiro ano de vida no próximo dia 25 de janeiro e, após incluir o querido Banespão de voltas na rota dos rolês culturais de São Paulo com diversas atividades, o prédio localizado no centro vai renovar sua programação para 2019.

Fachada iluminada do antigo Banespão, hoje Farol Santander
Crédito: Renato SuzukiFarol Santander celebra um ano com novidades na programação

E não é pouca coisa, não! O Farol Santander recebe muitas exposições, três andares de gastronomia e o novo bar do SubAstor.

As novidades começam antes do prédio comemorar seu primeiro aniversário. Instalações imersivas tomam conta dos andares 22 e 23. O ano começa com a exposição “Além do Infinito” com duas obras diferentes, mas que conversam em seus propósitos: uma delas é a “Up There”, da brasileira Regina Silveira, e a outra é “Beyond Infinity”, instalação multissensorial do francês Serge Salat.

instalação beyond infinity de serge salat
Instalação multissensorial Beyond Infinity, do artista, arquiteto e urbanista francês Serge SalatPhoto © Didier Boy de la Tour
instalação beyond infinity de serge salat
Instalação multissensorial Beyond Infinity, do artista, arquiteto e urbanista francês Serge SalatPhoto © Didier Boy de la Tour
sala com a obra up there de regina silveira
Obra Up There, da artista visual brasileira Regina SilveiraAlan Oju
sala com a obra up there de regina silveira
Obra Up There, da artista visual brasileira Regina SilveiraAlan Oju

Na primeira obra, o visitante flutua entre a atmosfera da Terra durante o dia, e a imensidão do espaço à noite, sem nunca tocar no solo. Enquanto na segunda, o ambiente mistura espelhos, luzes, música e arte fractal para nos dar uma sensação abstrata e teatral.

As duas exposições ficam em cartaz de 22 de janeiro a 5 de maio, nos 22º e 23º andares, respectivamente.

Mas não pense que acabou porque depois das duas instalações serem finalizadas, os dois andares do Farol Santander recebem o trabalho inédito no Brasil do coletivo japonês TeamLab.

Agora, mais próximo, em fevereiro, os andares 19 e 20 recebem a exposição temática sobre a eterna Rainha do Rádio brasileira, Hebe Camargo. Uma oportunidade única de realizar o sonho de sentar no sofá da Hebe – só vai ficar faltando o icônico selinho :(

O ano ainda conta com a mostra “Riscos e Rabiscos”, que explora o universo da tipografia, e “Etnos – Faces da Diversidade‘”, que conta a história da diversidade humana através de máscaras étnicas.

Mirante do Farol Santander
Crédito: Renato SuzukiMirante do Farol Santander, reinaugurado em 2018

A área gastronômica do Farol Santander também vai se repaginada para 2019. Quatro novos andares vão ser ocupados pela boa comida: o Boteco do 28, no 28º andar, vai levar para o espaço todo o ar caliente dos restaurantes de tapas espanhóis. A previsão de abertura é para março.

Outra novidade da gastronomia é o Restaurante do 29, que abre em abril, e vai ser uma homenagem aos restaurantes sofisticados clássicos de São Paulo. Chefs renomados vão experimentar receitas gastronômicas exclusivas de curta temporada.

Já o LAB do 31 vai ser uma escola gastronômica que pode ser usada para aulas e eventos. Enquanto a novidade mais aguardada, o SubAstor, vai ocupar o subsolo do prédio, onde ficava o cofre do antigo Banco do Estado de São Paulo. O bar do cofre oferece carta de drinks assinada por Fabio la Pietra, que criou um drink exclusivo chamado The Hidden (whisky, vermute, campari e chá de rooibos) a partir de 1º de fevereiro.

Farol Santander monta um bar dentro do cofre do antigo Banespão
Crédito: Pedro Augusto NegriBar do Cofre do Farol Santander abre em fevereiro

Acabou? NÃO!

No Farol Santander, outras pequenas atrações estão confirmadas. Por exemplo, a Arena do 8 continua com sua programação intensa de debates e encontros ligados a cultura, moda e gastronomia. A São Paulo Fashion Week volta para o espaço para mais duas edições e o saguão ganhou uma pequena loja de souvenires. Ah… íamos esquecendo: a corrida vertical pelas escadas, que aconteceu em dezembro e faz parte do circuito Santander Track&Field Run Series, deve voltar esse ano.

Ufa! Agora sim… aproveita que tá na vibe do Farol Santander e veja a videorreportagem que fizemos na reinauguração do Banespão, ou melhor, do Farol:

O Farol Santander fica aberto de terça a sábado, das 9 às 20h; e aos domingos, das 9h às 19h. Os ingressos custam até R$ 20 para uma visitação completa e podem ser comprados online. A entrada para o Bar do Cofre ou em eventos específicos não necessitam de ingresso.

1
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
2
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
3
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
4
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não? Colaí …
5
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada! Colaí que eu tenho as …
6
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …
7
Uma voltinha no Mercado Público de Porto Alegre
Mais do que um ponto turístico, o Mercado Público de Porto Alegre concentra consumo, crença, cultura e tradição no centro …
8
3 jóias gastronômicas antigas de São Paulo
Afinal, panela velha é a que faz comida boa? Se depender da Casa Mathilde, da Padaria Santa Tereza e do …