No coração de Porto Alegre, Farol Santander é pura cultura e lazer

Cultura, gastronomia, história... o Farol é um dos centros culturais mais legais da cidade!

Por: Publi
TERçA QUARTA QUINTA SEXTA SáBADO DOMINGO
terças a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 11h às 18h

Centro de cultura e lazer, o Farol Santander é o espaço que articula, integra, documenta e difunde a arte contemporânea produzida dentro e fora do Rio Grande do Sul.

Seu principal papel é promover a integração da região gaúcha ao circuito global das artes, com novas conexões para a criatividade.

fachada do prédio do farol santander de porto alegre
Crédito: DivulgaçãoO antigo edifício, que já serviu de sede dos bancos da Província, Nacional do Comércio, Sul Brasileiro e Meridional, e desde 2001 é o centro cultural Farol Santander

E para aproximar a cultura do seu público o Farol desenvolveu habilidades que propiciam o pensar criativo com amplitude, sempre respeitando diferenças e princípios éticos.

E tudo isso começa pelo prédio histórico onde o Farol Santander está sediado. Inaugurado em 1931 para ser o Banco Nacional do Comércio, o edifício fica em meio a Praça da Alfândega, núcleo inicial de Porto Alegre.

Em 2001, ele se tornou o Farol Santander, preservando a arquitetura eclética dos grandes espaços, a ornamentação suntuosa e os ricos vitrais e mármores.

E, claro, por estar ali no coração da cidade, fica fácil chegar lá com o seu 99!

vitrais do átrio do farol santander
Um dos espaços mais inusitados do Farol, o Átrio está 40 metros acima do emblemático vitral do Grande Hall, com piso e telhado de vidros transparentes

A grande modificação do prédio para receber o centro cultural foi a criação de um átrio no antigo poço de iluminação dos vitrais, possibilitando apreciá-los pela primeira vez em uma perspectiva de cima para baixo. MUITO LEGAL! 

O Farol Santander funciona em quatro grupos de andares andares:

  • Exposições

O Grande Hall abriga grandes exposições de artistas nacionais e internacionais. Inclusive, o Farol já recebeu mostras importantes, como as de Miró e Pablo Picasso, a retrospectiva de Vera Chaves Barcellos, e também tem servido como um dos espaços da Bienal do MERCOSUL.

Lá também foi palco da polêmica – desnecessária, diga-se de passagem – exposição “Queermuseu — Cartografias da diferença na arte brasileira“.

corredor do grande hall de exposições do farol santander

Com obras de artistas consagrados, como Portinari, Lígia Clark e Adriana Varejão, a mostra discutia a diversidade no mundo contemporâneo, mas foi boicotada por grupos conservadores e religiosos, que consideraram o conteúdo de algumas obras inadequado. Os protestos resultaram no encerramento antecipado da exposição.

Um dos espaços mais inusitados do Farol Santander, o Átrio está 40 metros acima do emblemático vitral do Grande Hall, com piso e telhado de vidros transparentes.

É possível flutuar em cima dos vitrais com a luz externa iluminando o piso, numa espécie de prisma, que confere um colorido particular ao local.

  • Memória

Seguindo por um grande rio que corre através da história, o percurso na Galeria conta um pouco da fundação da cidade, da Praça da Alfândega, das pessoas, da cidade e da história do banco, usando a água como ponto de partida e origem da história de Porto Alegre.

Já o Espaço Memória no Subsolo conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, onde é possível conhecer as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região.

Nas laterais da sala, você vê a evolução da moeda oficial do estado brasileiro, a difícil tarefa de equilibrar inflação e emissão de moeda e sobre a técnica de impressão de cédulas da época.

  • Experiências 

Localizado onde era o principal cofre do banco, no subsolo do prédio, a sala de cinema do Farol Santander tem capacidade para 85 lugares e total acessibilidade.

Além de oferecer consultoria para seleção de filmes de todos os gêneros para o cliente, é especializada em títulos art house, com teor experimental e independente.

cinema do farol santander
Crédito: DivulgaçãoMensalmente, obras cinematográficas de todos os gêneros e temáticas, divididas por mostras especiais tomam conta do cinema do cofre!

A programação do cinema pode ser conferida neste link aqui, ó.

  • Gastronomia

Todos os produtos do Valkiria Café foram pensados para serem consumidos no local ou fora dele. Para isso, embalagens próprias para o transporte foram desenvolvidas.

No cardápio, cafés especiais, frapês, smoothies, doces, salgados, sanduíches e saladas, além de grãos de origem moídos na hora para levar e diversos utensílios para os coffee lovers.

cafeteira do café valkiria
Crédito: DivulgaçãoNa área gastronômica, o Farol Santander possui o Café Valkiria e o Restaurante Moeda

No subsolo do Farol Santander está o Restaurante Moeda por Berna, com serviços de segunda a sexta, em formato de buffet executivo, sempre das 11h30 às 15h.

Muito completo! Tem de tudo lá no Farol Santander, não é? Pra ficar de olho na programação do centro cultural, clique aqui.

O Farol fica aberto de terça a sábado, 10h às 19h; e de domingo, das 11h às 18h. O ingresso custa até R$ 15 e pode se comprado pela internet.

Quer mais dicas legais para explorar a cidade? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

Quer mais rolê cultural na cidade? Olha só:

1
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
2
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
3
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
4
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
5
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
6
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
7
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
8
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …