Férias no MAM: museu organiza programação grátis para a criançada

Tem muita brincadeira, arte e diversão para crianças de todas as idades! Bora?
Até
26
de dezembro 2018
Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
Às 15h

telefone: (11) 5085-1300

site: mam.org.br

facebook: www.facebook.com

instagram: www.facebook.com

Tem uma série de atividades lúdicas: brincadeiras com corda e bambu, pintura com tintas naturais, laboratório de dança, contação de histórias e muito mais

Quem disse que é preciso gastar muito para se divertir? As férias no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Parque Ibirapuera, estão recheadas de programas gratuitos para a criançada entre os dias 16 e 26 de janeiro de 2019. Para participar, basta se inscrever meia-hora antes do início de cada atividade.

fachada do MAM
Crédito: divulgaçãoTem muita brincadeira, arte e diversão para crianças de todas as idades! Bora?

O Jardim de Esculturas do museu se transforma em um playground no dia 17 de janeiro, a partir das 15h. Além de conhecer e interagir com as obras de arte a céu aberto, a criançada participa de uma tarde de jogos, músicas e brincadeiras.

Outra atividade é a oficina de “Construção de Desenhos e Esculturas com Elementos da Natureza”, que acontece no dia 18, às 15h. Na aula, os pequenos são conduzidos a um passeio pelo Ibira, onde coletarão materiais descartados pela natureza, como folhas, pétalas e gravetos. Em seguida, eles devem criar “obras de arte” com essas matérias-primas.

No dia 23, a partir das 15h, as contadoras Mirela Estelles e Amarilis Reto narram histórias inspiradas nas obras que estão em cartaz no museu. A atividade tem tradução simultânea em Libras – Linguagem Brasileira de Sinais para que crianças com deficiências auditivas também possam acompanha-las.

A programação ainda conta com brincadeiras tradicionais com corda e bambu, pintura viva com tintas naturais, laboratório de dança e oficina de pintura de paisagem.

Confira abaixo a programação completa de férias no MAM:

16/1, às 15h – Brincadeiras com corda e bambu na marquise: brincadeiras tradicionais da infância usando esses materiais.
Local: Em frente à Sala de Vidro
Classificação: + 4 anos. Duração: 60 minutos
Participantes: 30 pessoas (crianças e acompanhantes)
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.

17/1, às 15h – Percurso lúdico no Jardim de Esculturas: crianças e adultos serão convidados a conhecer as diversas esculturas presentes no Jardim de Esculturas do museu a partir de jogos, músicas e brincadeiras.
Local: Jardim de Esculturas
Classificação: + 4 anos. Duração: 60 minutos
Participantes: 30 pessoas (crianças e acompanhantes)
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência

18/1, às 15h Construção de desenhos e esculturas com elementos da natureza: após um percurso pelo parque, onde são coletados materiais naturais descartados pela natureza, os participantes constroem desenhos e esculturas com folhas, gravetos, pedras, pétalas, etc…
Local: Ateliê
Classificação: + 2 anos. Duração: 60 minutos
Participantes: 30 pessoas (crianças e acompanhantes)
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência

23/1, às 15h – Narração de história em português e libras com Mirela Estelles e Amarilis Reto: as histórias serão contadas em português e libras (língua brasileira de sinais) simultaneamente e serão inspiradas pelas obras da exposição em cartaz, instigando a percepção e a interpretação de temas contemporâneos.
Local: Espaço expositivo
Classificação: livre. Duração: 60 minutos
Participantes: 30 pessoas (crianças e acompanhantes)
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência

24/1, às 15h – Pintura Viva com tintas naturais: atividades sensoriais para mães e bebês com Yasmin Flores: a oficina de pintura é um convite a experimentações livres com tintas naturais feitas com pigmentos alimentícios, como beterraba, espinafre e açafrão da terra (cúrcuma). O objetivo é promover a conscientização das diferentes possibilidades de tintas provenientes da natureza e como relacionar-se com elas sensorialmente, pois possuem cor, cheiro e textura diferentes do usual.
Local: Ateliê
Classificação: bebês a partir de 6 meses até 24 meses. Duração: 60 minutos
Participantes: 20 bebês + 20 acompanhantes
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência

25/1, às 15h – Laboratório criativo de dança desenho para crianças com Yasmin Flores: a oficina de dança e desenho é um laboratório de brincadeiras corporais, que estimula a criatividade através do lúdico e a expressividade do gesto no desenho pelo espaço. Por meio de exercícios e jogos cênicos, explora as possibilidades de fusão das linguagens da dança, música e do desenho, brincando com os ritmos sonoros. A oficina busca promover situações espaciais e corporais em que as crianças podem descobrir diferentes possibilidades de se expressar graficamente pelo papel com o corpo todo, como numa dança: o desenho é brincadeira, experimentação e vivência!
Local: Ateliê
Classificação: + 5 anos. Duração: 60 minutos
Participantes: 30 pessoas (crianças e acompanhantes)
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência

26/1, às 15h – Pintando a Paisagem: atividade ao ar livre criação de instalações e site specifics com Yasmin Flores: a instalação com tecidos é uma atividade coletiva em que crianças de diferentes idades são instigadas a pintar a paisagem com tecidos coloridos, fitas de cetim e linhas elásticas. A partir dos materiais oferecidos, as crianças buscam soluções para construir o que desejam criar em grupo. Organizando ações por meio do livre brincar pelo espaço, naturalmente se estabelece um vínculo entre as crianças e com o meio ambiente. Os diálogos que surgem com a construção de cabanas, ninhos, lugares de aconchego, expressam a vontade de comunicar e transformar através da arte. A proposta é livre, de caráter experimental e vivencial que estimula a imaginação e a criatividade.
Local: Jardim de Esculturas.
Classificação etária: + 4 anos. Duração: 60 minutos
Participantes: 30 pessoas (crianças e acompanhantes)
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência

Compartilhe:

Autor: Por: Redação