Festa de São Cosme e Damião resgata tradição com quitutes baianos

Por: Redação

Todos os anos no mês de setembro, centenas de lares da Bahia abrem suas portas para o Caruru de São Cosme e São Damião, festa que homenageia os santos gêmeos da Igreja Católica, os Ibêjis do candomblé e todas as crianças.

A tradição que reforça o sincretismo religioso baiano desembarca em São Paulo, para um encontro que promete aquecer o coração e encher a barriga de quem passar na House of Food na quinta, 28 de setembro.

A festa acontece das 12h às 22h e conta, claro, com o famoso caruru completo, acompanhado por vatapá, feijão fradinho, xinxim de galinha, arroz, farofa e banana da terra, servido a R$ 25.

Você vai ser maluco de perder um caruru bonitão desses?
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Você vai ser maluco de perder um caruru bonitão desses?

O caruru é um cozido de quiabos, com cebola, sal, camarões e azeite de dendê. Algumas pessoas acrescentam castanhas, amendoim, pimentão e tomate, criando variações do prato pelos diversos cantos do Brasil.

Apesar de São Cosme e São Damião serem católicos, a tradição de homenageá-los é africana. Na Bahia, a fé nos irmãos santos ganhou importância principalmente por conta do sincretismo com Ibeji, o orixá duplo dos nagôs, que também representa os gêmeos.


  • Mais gastronomia em SP: