Últimas notícias:

Loading...

‘Festejo: Raízes do Riso’ celebra ancestralidades negra e indígena

Festival online organizado pelo espaço Terreiros do Riso tem teatro, dança, música, bate-papos e outras atividades incríveis!

Até 11 de abril de 2021

Todos os dias

Em diversos horários (consulte a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

Muita representatividade e bom humor vão rolar na segunda edição do festival online “Festejo: Raízes do Riso”, que convida mais de 70 artistas, pensadores e pesquisadores para combater a cultura euroreferenciada e celebrar as ancestralidades negra e indígena! Legal, né?

Festejo: Raízes do Riso
Crédito: Fernando Solidade - divulgaçãoAtriz Vanessa Rosa abre a programação do festival “Festejo: Raízes do Riso”

O evento pode ser conferido entre os dias 5 e 11 de abril, nas páginas do espaço formativo Terreiros do Riso no Facebook, Youtube e Instagram. E o melhor: é tudo de graça!

Ao longo de sete dias rolam shows, espetáculos de teatro, dança e circo, oficinas e bate-papos. Para conferir a programação completa é só acompanhar as redes sociais do projeto e ficar ligade neste post:

Logo no dia 4 de abril, às 16h, quem anima a festa é a atriz e pesquisadora Vanessa Rosa, que comanda o “Xirê de Abertura”.

Na sequência, tem os papos “Exu é Alegria”, com o Babalorixá Rodney William, e “Alegria é Regência”, com o professor Muniz Sodré, ambos a partir das 19h. E, para encerrar a primeira noite, às 20h, tem o show do grupo Pastoras do Rosário.

A programação musical dos outros dias da mostra ainda conta com apresentações de Coral Amba Vera, Bambaê e Cacuria, Jongo do Tamandaré, Gê de Lima Samba, Mestre Aurinda do Prato e Danna Lisboa.

Festejo: Raízes do Riso
Crédito: DivulgaçãoDocumentário “Minha Avó Era Palhaço”, sobre a primeira palhaça negra no Brasil, é exibido no festival

Outro destaque é a atividade “Circo Guarany: Uma Viagem no Tempo“, no dia 8, às 13h. Na ocasião, você assiste ao documentário “Minha Avó Era Palhaço”, da diretora Mariana Gabriel, sobre Xamego, a primeira palhaça negra no Brasil. A sessão é seguida por um bate-papo com familiares dessa artista incrível.

E, para quem ama trocar um dedinho de prosa, tem as conversas “Capoeira de Angola: Gingas, Jogos e Brincadeiras”, “Festejos e Performances na Diáspora Negra” e “Matriarcado, territórios e ancestralidade”.  

O “Festejo: Raízes do Riso” exalta as expressões diaspóricas, a memória e a resistência e força dos saberes tradicionais das culturas afro-brasileira e dos povos indígenas, além de fortalecer o riso, a alegria e a comicidade.

Tem vários eventos online lindos para você curtir sem sair de casa!

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.

Compartilhe: