Últimas notícias:

Loading...

Festival Afreaka chega ao Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Por: Catraca Livre

O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) recebe em junho o Festival Afreaka: encontros de Brasil e África Contemporânea. O evento ocorre entre os dias 1º e 25 de junho, conta com representantes de países como Quênia, Nigéria, Uganda, Zimbábue, Egito, África do Sul, Gana, Moçambique e Angola que chegam para trocar experiências, sonhos e reflexões com pensadores e artistas afro-brasileiros. A programação e inclui exposições, debates, música e teatro e tem entrada catraca livre.

Divulgação
Alexandra Loras participa do Afreaka no CFCCT

A exposição “Protagonistas Africanos” faz uma viagem pela cultura africana, mostrando um mundo ancestral e ao mesmo tempo atual. Já a mostra “Mulheres Africanas” apresenta a beleza, sabedoria e determinação da mulher africana pela ótica da artista Sumara Caggiano.  As exposições ficam em cartaz até o fim do mês.

No dia 4, ocorre a palestra “Formação de Identidades: representatividade, racismo e responsabilidade social”, com Alexandra Loras, consulesa da França, que com sua visibilidade, traz uma interessante discussão sobre a “normalidade branca”. Já no dia 7, a palestra é com George Sefa, um dos intelectuais mais respeitados da África.

Entre os dias 8 e 10, acontece a oficina “Afro-brasilidade Feminina em Mosaicos” com Surama Caggiano, que apresenta sua técnica de mosaico contemporâneo. Já no dia 9, acontece o show “Outras Áfricas”, com a cantora baiana Nara Couto. E no dia 11, o CFCCT recebe o espetáculo teatral {ENTRE}, do Coletivo Negro.

De 13 a 15 de junho ocorre a mostra de grafite “Os traços da Representatividade da Mulher Negra”, com a artista Criola. E para encerrar o Afreaka, dia 17 acontece a palestra “Mídias e ferramentas sociais digitais para empoderamento negro”, com a comunicadora e empreendedora Monique Evelle.

Compartilhe:

Tags: #Cultura