Festival Amazonas de Ópera enaltece compositores brasileiros

Evento online apresenta óperas, concertos, recitais, webinars e masterclasses. Vamos nessa?

Até 20 de junho de 2021

Todos os dias

Diversos horários (consulte programação completa)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Ele voltou! Após um hiato, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) realiza uma edição incrível que celebra as composições brasileiras. São 14 dias de atrações musicais com transmissão online e gratuita.

O Teatro Amazonas é um símbolo cultural e arquitetônico do Estado
Créditos: Michael Dantas/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Teatro Amazonas é um símbolo cultural e arquitetônico do Estado

A 23ª edição do Festival Amazonas de Ópera apresenta óperas e concertos gravados, recitais transmitidos ao vivo, webinars e masterclasses online, entre outras atrações, tudo isso de 6 a 20 de junho.

O evento foi adiado em 2020, por conta da pandemia da Covid-19. E, para a retomada das atividades em 2021, um novo formato foi pensado, totalmente dedicado aos compositores, músicos, intérpretes e técnicos brasileiros… Além de ter três estreias inéditas em sua programação.

A programação é transmitida via Youtube do FAO, e também pelo Facebook e Youtube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. E, segundo o diretor artístico do FAO, maestro Luiz Fernando Malheiro, a segurança dos artistas é uma das prioridades deste novo formato.

A plateia tem capacidade para 701 pessoas e no teto côncavo estão quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot!
Créditos: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A plateia tem capacidade para 701 pessoas e no teto côncavo estão quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot!

A produção é manauara, mas envolveu profissionais de outras partes do Brasil. As orquestras dos Corpos Artísticos gravaram em dias alternados o áudio e vídeo das obras em Manaus. Já os solistas gravaram as vozes em São Paulo, onde também foi produzida a parte cênica.

O FAO 2021 não exalta apenas os compositores contemporâneos, o evento também realiza um panorama de 165 anos de repertório brasileiro, com obras desde o século 19 até os dias atuais. As óperas são apresentadas como filmes, sendo que uma delas é uma animação.

Encomendadas especialmente para o FAO, três óperas inéditas: “Três Minutos de Sol”, de Leonardo Martinelli; “O Corvo”, de Eduardo Frigatti; e “moto-contínuo”, de Piero Schlochauer, estreiam com grande expectativa.

O Teatro Amazonas tem estilo arquitetônico renascentista, com detalhes ecléticos
Créditos: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Teatro Amazonas tem estilo arquitetônico renascentista, com detalhes ecléticos

A ópera “Três Minutos de Sol”, de Leonardo Martinelli, abre a programação no dia 6 de junho, às 19h (horário de Manaus) e às 20h (horário de Brasília). Completamente atual, a obra fala sobre os relacionamentos em tempo de pandemia e isolamento social.

Dia 13 de junho é a vez da apresentação da obra de Eduardo Frigatti, “O Corvo”. A ópera é baseada no poema homônimo de Edgar Allan Poe. Em formato de animação, o trabalho narra a visita perturbante de um corvo a um homem que acaba de perder sua amada.

Já “moto-contínuo”, de Piero Schlochauer, encerra o festival no dia 20 de junho. O espetáculo conta a história de uma inventora que recebe um pedido para construir um moto-contínuo, máquina em movimento perpétuo, que leve um viajante ao espaço.

Os recitais são apresentados em transmissões ao vivo do Teatro Amazonas, nos dias 7, 9, 10, 16 e 17 de junho, às 20h (horário de Manaus) e 21h (horário de Brasília). No repertório, canções de compositores clássicos, como Chiquinha Gonzaga, e amazonenses.

Os concertos, gravados com produções em Manaus e São Paulo, são exibidos nos dias 11, 12, 14, 15, 18 e 19 de junho, também às 20h (Manaus) e às 21h (Brasília). O Festival Amazonas de Ópera também tem ações educativas e formativas com a realização de webinars e masterclasses.

A programação conta ainda com uma série de vídeos destinados a crianças e adolescentes sobre as profissões artísticas e técnicas da ópera. O FAO voltou melhor do que nunca! Inscreva-se no canal e clique no sininho para não perder nada!

Demais, não? Aproveite para conferir outras atrações online: