‘Festival Arte como Respiro’ promove teatro, dança e circo online

Mostra gratuita do Itaú Cultural reúne espetáculos que tratam sobre questões sociais, raciais e de gênero

Por: Redação

Até 05 de agosto de 2020

Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

24h

Atenção, amantes das artes dos palcos! O Itaú Cultural preparou mais um presentão para vocês: o “Festival Arte como Respiro”, que exibe online gravações de espetáculos de teatro, dança, circo e performance, além de atrações imperdíveis ao vivo.

Stabat mMater
Crédito: @espetaculostabatmater/ facebookO premiado “Stabat mater”, de Janaína Leite, é um dos detaques do festival

Os trabalhos são apresentados de suas maneiras. No site do Itaú Cultural, até o dia 26 de julho, você confere espetáculos que ficam disponíveis por 24h, contadas a partir da data anunciada para cada atração. Além disso, até o dia 5 de agosto, com uma pausa entre os dias 27 e 28 de julho, vários artistas realizam uma programação ao vivo nas suas próprias redes sociais.

A maratona cênica é composta espetáculos completos, cenas teatrais, performances e quadros de dança e circo, que foram idealizados antes ou durante o período da quarentena.

A curadoria da mostra priorizou trabalhos que discutissem questões sociais, raciais, de gênero e até situações individuais ou coletivas causadas pela suspensão social.

O que assistir

É possível conferir uma gravação de “Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias”, com direção de Claudia Schapira, no dia 25, a partir das 20h. Na peça, inspirada na obra homônima do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, nove atores e dois DJ ensaiam confinados em um teatro que lhes serve como uma fortaleza.

“Terror e Miséria no Terceiro Milênio - Improvisando Utopias” - Itaú Cultural
Crédito: Sergio Silva - divulgaçãoUm dos destaques é a peça “Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

O trabalho é uma reflexão do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos para os tempos atuais. E, nessa espécie de jogo entre atores e personagens, diferentes visões do mundo se confrontam.

Na programação ao vivo, um dos destaques é a apresentação dos piauienses do Bomber Crew. No dia 24, às 17h30, eles encenam “Suspeito”, que propõe uma experiência de dança tendo como ponto de partida o conceito de que todos são suspeitos em um momento de pandemia. Assista na página Campo Arte Contemporânea no Facebook.

A carioca Cia Mala de Mão apresenta para o público “Próxima Sessão”, em que dois palhaços ensaiam para um grande espetáculo até perceberem que estão isolados em casa. Veja no dia 25, às 10h, pelo Instagram @ciamalademao.

Cia Mala de Mão
Crédito: @ciamalademao/ FacebookCia Mala de Mão participa do Festival Arte como Respiro

Na quinta-feira, dia 30, às 20h, o festival recebe o projeto paulista #amorpretocura, performance cênica de Gal Martins e Danilova sobre a construção do amor afrocentrado, que politicamente fortalece a comunidade preta, reagindo com amor às opressões. A apresentação acontece no dia 30, às 20h, no canal Gal Martins no YouTube.

Também tem companhia gaúcha! Às 22h do dia 30 acontece a “Live Circo Petit POA-RS”, na qual a trupe que dá nome ao espetáculo conduz uma revista de variedades com números circenses, musicais e dicas de literatura que homenageiam artistas gaúchos. Acesse o canal do YouTube do coletivo para conferir.

No dia 31, às 21h, os espectadores assistem “Stabat Mater”, com Janaína Leite, – único deste bloco gravado previamente –, uma palestra-performance sobre a história da Virgem Maria ao longo dos séculos. A peça recebeu o prêmio Shell de dramaturgia este ano.

“Festival Arte como Respiro”

O festival reúne parte dos 200 trabalhos que foram contemplados pelos editais do Itaú Cultural, abertos no começo da pandemia de covid-19, em auxílio emergencial aos artistas que tiveram trabalhos suspensos.

As demais obras – de música, literatura, poesia surda, artes visuais e audiovisual – serão exibidas em mostras futuras… E nós vamos contar tudo para você!

Quer mais teatro online? Dá uma olhada nestas dicas:

Compartilhe: