Festival ‘Arte Sem Fonteiras’ discute questões de gênero e etnia

Evento online tem cinco meses de exposições, performances, painéis, debates e muito mais! Confira os destaques:

Ouça este conteúdo

Nos dias

12/11 - 13/11
14/11 - 10/12 - 11/12 - 12/12 - 14/01 - 15/01 - 16/01 - 12/02 - 13/02 - 08/03

2020

Em vários horários (consulte a programação)

Um time com mais de 40 artistas de oito países se reúne para um festival online chamado “Arte Sem Fronteiras”, que acontece de 12 de novembro a 8 de março de 2021. As atividades são gratuitas e podem ser conferidas no site, YouTube e Facebook do Black Brasil Art.

Arte Sem Fronteiras
Crédito: "Raizes Preciosas", acrílica sobre chassi - Letícia MercierArtista Letícia Mercier participa da exposição virtual coletiva na mostra “Arte Sem Fronteiras”

Com curadoria da museóloga Patrícia Brito, o programa “Arte Sem Fronteiras” foi pensado inicialmente como um complemento da primeira edição da “Bienal Black”, realizada em 2019 em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A segunda edição desse importante evento deve acontecer em 2021.

O festival tem como tema “Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino – Representações Visuais e Afetivas”. A ideia é conectar artistas de diferentes países e enaltecer a presença de mulheres e pessoas de várias etnias nas artes.

A programação conta com performances, exposição, painéis e debates. Essas atividades acontecem em dois ou três encontros virtuais por mês.

Festival Arte Sem Fronteiras
Crédito: "Útero Gaia", aquarela - Thais MagalhãesObra “Útero Gaia” também pode ser conferida na exposição virtual coletiva

Entre os vários painéis e debates interessantíssimos da mostra, estão conversas sobre a presença dos negros na arte, o poder da literatura e do teatro no sistema prisional,  a representação da mulher latina, a cultura artística indígena, a relação entre arte e maternidade, as lutas das mulheres uruguaias e as práticas biomitográficas e o afrofuturismo.

Outro destaque é uma exposição coletiva virtual de arte contemporânea que abre no site do “Arte Sem Fronteiras” no dia 20 de novembro. A mostra tem obras de artistas como Thaís Magalhães, Rejane Arruda, Paty Wolff, Letícia Mercier, Claudia Sampaio, Coletivo Duas Marias, Grazia Camerano, Helenilce Gusmão, Juliana Sícoli, Nina de Souza-Lima, entre outras.

Curtiu? Agora é só conferir neste site aqui todos os debates, performances e outras atividades da mostra “Arte Sem Fronteiras” e se programar para não perder nadinha.

Quer mais exposições? Confira algumas opções em cartaz em SP:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.