Festival Bixanagô celebra cultura LGBTQIA+ com atrações grátis

Confira shows, performances, rodas de conversa, oficinas e exposição imperdíveis!

Nos dias

21/03 - 25/03
26/03 - 27/03

2021

Diversos horários (confira a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Não deixe de conferir a programação empoderada e gratuita do Festival Bixanagô – Empoderamento e Estética Negra. Nos dias 21, 25, 26 e 27 de março, esse importante evento propõe reflexões sobre as potencialidades política, artística e cultural da população LGBTQIA+.

Não perca os shows de Victor Bebiano, Enme, Irmãs de Pau e Gê de Lima no Festival Bixanagô
Créditos: Divulgação e Nathane Macedo (Gê de Lima)(
Não perca os shows de Victor Bebiano, Enme, Irmãs de Pau e Gê de Lima no Festival Bixanagô

Ao longo desses quatro dias, o público tem acesso a oficinas, rodas de conversa, performances, shows e uma exposição. Tudo acontece virtualmente, com muita segurança. Para participar, basta acompanhar o Instagram @festivalbixanago e o YouTube @festivalbixanago.

De maneira geral, as atividades abordam questões étnico raciais, de gênero e referentes a interseccionalidade. Há debates sobre sustentabilidade econômica e economia criativa nas artes, direitos e políticas públicas para população LGBTQIA+ e novas tecnologias para o controle da AIDS, entre outros assuntos relevantes. Confira a programação completa aqui.

A exposição fica disponível em uma plataforma exclusiva do evento e conta com obras dos artistes Alexandre dos Anjos, Karolayne Kemblin, Mayara Amaral e Manauara Clandestina. A curadoria é de Micaela Cyrino e Paulete Lindacelva.

Já os shows são de Enme, Tasha Tracie, Gê de Lima, Victor Bebiano e Irmãs de Pau. Mas ainda tem muitas surpresas! Para acompanhar todas as novidades, é só seguir as redes sociais do Festival Bixanagô.

A abertura do evento acontece em uma data bem emblemática. Dia 21 de março foi reconhecido pela ONU em 1993 como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

A data faz referência ao massacre de Shaperville, na África do Sul, ocorrido na década de 1960, quando 180 jovens negros foram assassinados pelo governo federal em uma manifestação pacífica contra o apartheid.

Veja outras programações empoderadas para aproveitar online: