Festival Caminhos da Cultura mescla música, teatro, poesia e dança

Evento online tem solo de Mel Lisboa, shows de Lenka, Ekena e Dessa Brandão, sarau da Ponte pra Cá e mais! Confira a programação:

Nos dias

20/08 - 21/08
22/08

2021

Em diferentes horários (veja a programação abaixo)

A primeira edição do Festival Caminhos da Cultura serve de bandeja muita música, poesia, dança e teatro nos dias 20, 21 e 22 de agosto. O evento online e gratuito aposta em uma programação com diversidade artística, transmitida nos canais da Oficina de Alegria e da Casa de Cultura Os Capoeiras no Youtube.

Mel Lisboa, Ekena, Sarau da Ponte, Dessa Brandão e Rubens Oliveira são convidades do Festival Caminhos da Cultura
Créditos: Mel Lisboa no espetáculo "Madame Blavatsky": João Caldas | Ekena: Guilherme Campos | Dessa Brandão: divulgação | Sarau da Ponte pra Cá: reprodução - @SaraudaPontepraCa/Facebook | Rubens Oliveira: divulgação - Assessoria Bianco
Mel Lisboa, Ekena, Sarau da Ponte, Dessa Brandão e Rubens Oliveira são convidades do Festival Caminhos da Cultura

Com uma mistura entre arte, cultura, folclore, história e resistência, a festa tem início com o solo teatral “Madame Blavatsky”, encenado pela atriz Mel Lisboa e inspirado na história real da russa Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891).

Filha de aristocratas, ela viajou por todo o mundo e cofundou a Sociedade Teosófica (que defendia doutrinas filosóficas, místicas, ocultistas e especulativas sobre a origem do universo, da vida e da natureza). Pioneira, visionária e provocativa, Blavatsky foi aclamada ora como um ícone, ora como uma fraude. A dramaturgia é de Cláudia Barral e a direção, de Márcio Macena.

Já o coreógrafo e bailarino Rubens Oliveira apresenta seu primeiro espetáculo solo, “Makhala”, que nasceu de um longo processo de experimentação de repertório e de uma viagem a Moçambique no início de 2020.

Outra atração é a compositora Ekena, que interpreta as canções de “Cíclica”, lançado recentemente como um álbum visual. O projeto é uma viagem no tempo em seis episódios, entre idas e vindas do processo de reinvenção pessoal da personagem Dolores.

O show “Pagode da Dessa” embala uma roda de samba montada praticamente na sala da sua casa. Nela a cantora, instrumentista e ativista LGBTQIA+ Dessa Brandão leva o cavaco embaixo dos braços e relembra grandes sucessos do pagode e do samba.

O Festival Caminhos da Cultura ainda tem o show brincante “Bloquinho”; o Sarau da Ponte Pra Cá, idealizado pela poetisa Thata Alves; e a ancestralidade presente na ginga do grupo Os Capoeira, comandado pelo Mestre Dalua.

Ah, ficou animada(o), né? Então, dá só uma olhada na programação completa do Festival Caminhos da Cultura logo abaixo:

  • Sexta-feira, dia 20 de agosto
    21h às 22h25 – Espetáculo Monólogo “Madame Blavatsky” com Mel Lisboa
  • Sábado, dia 21 de agosto
    18h às 19h – Espetáculo de dança “Makhala” com Rubens Oliveira
    19h às 20h30 – Show Voz e Violão Ekena
    20h30 às 22h20 – Show Pagode da Dessa
  • Domingo, dia 22 de agosto
    14h às 15h10 – Bloquinho
    15h10 às 17h – Sarau da Ponte pra Cá
    17h às 18h50 – Os Capoeira

Quer mais dicas incríveis para curtir em casa? Olha estas: