Festival de blues tem shows de bandas mineiras e gringas

Container Club vai esquentar a noite deste sábado, dia 21 de outubro, ao som do bom e velho blues, reafirmando ainda mais o cenário mineiro de produções independentes como um dos melhores do Brasil. O espaço, em Lagoa Santa, recebe a primeira edição do Rota do Blues Festival, um dos projetos de blues mais conceituados de Minas idealizado pelo músico, guitarrista e produtor cultural Bruno Marques.

Harmonica Hinds (EUA)
Harmonica Hinds (EUA)

O evento musical reúne bandas regionais e gringas para apresentações a partir das 21h, e tem ingressos até R$ 35, se comprados lá no local. Paga mais barato quem garantir a entrada pelo site do Sympla, clique aqui.

O festival apresenta as bandas brasileiras Audergang e The Lee Gang, e as atrações internacionais Ben Mendes (Holanda) e o americano Harmonica Hinds. O público que for ao evento pode ainda apreciar a exposição “Crossroads”, de Marcos Kaoy, e assistir ao documentário “Blues Horizonte”, primeiro longa metragem sobre o Blues Mineiro (assista ao trailer abaixo).

A exposição apresenta as criações de Marcos Kaoy, artista plástico e gaitista, que transfere para linguagens visuais aspectos relacionados aos grandes artistas do blues americano, criando telas inebriadas de sentidos sonoros com matéria prima de diversas origens. A “Crossroads” exibe a visão do artista sobre o tempo, diversas culturas e música. O trabalho é uma técnica mista onde pintura, colagens diversas, papeis e objetos metálicos se fundem numa mistura de cores e de tempo.

  • Sobre as atrações internacionais

Ben Mendes (Holanda)

Ben é saxofonista, clarinetista e produtor de vários grupos de folk, jazz, soul e blues, além de ser o diretor de uma das mais Importantes Web rádios da Europa, a Mendes, de Amsterdam. Atualmente na “Eminent Stars”, uma banda de R&B e Soul, que está no processo de gravação do novo CD programado para ser lançado em 2017.

Harmonica Hinds (EUA)

Harmonica Hinds é um dos maiores gaitistas do Blues de Chicago, ativo no cenário musical desde 1970.
Gravou e tocou com inúmeras estrelas do Blues tais como: Koko Taylor, Eddie Taylor, John Primer, Lefty Dizz, Johnny “Big Moose” Walker, entre outros. Hinds se apresenta com frequência no famoso bar de Buddy Guy, o “Legends”, e também é uma das grandes atrações do Chicago Blues Festival.

Além das turnês nos Estados Unidos, já se apresentou em várias partes do mundo como: Holanda, Espanha, Suíça, Polônia, Áustria, Alemanha, Grécia, Argentina, Chile e Uruguai. Harmônica Hinds possui um estilo “old school blues”, influenciado por grandes mestres do passado, mas a sua música em si, mostra claramente um talentoso artista, que apesar de suas boas influências, conseguiu criar seu próprio estilo, com brilho e propriedade.

  • O Rota do Blues

O Rota do Blues teve início em 2014 e devido ao sucesso e programação com grandes nomes internacionais e nacionais do gênero, hoje é um dos projetos de Blues mais conceituados do estado. O Festival tem por objetivo fomentar, incentivar e disseminar o gênero blues com o intercâmbio cultural dos genuínos artistas de blues americanos e de diversos países. Ampliar a rota de circulação dos artistas internacionais com músicos da cena brasileira é também objetivo do Rota do Blues.

Confira o tease do evento:


  • Você também pode se interessar por esse show gratuito: